A LÍNGUA PORTUGUESA COMO OBJETO DE ENSINO NO BRASIL

  • Isadora Valencise GREGOLIN UFSCar
  • Adriana Cícera Amaral FÂNCIO UFSCar
Palavras-chave: língua portuguesa, ensino, BNCC, PCN

Resumo

Neste texto, problematizamos a construção discursiva oficial mais recente sobre a Língua Portuguesa (doravante LP) como objeto de ensino a partir da análise discursiva e comparativa entre dois documentos prescritivos brasileiros, a saber, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A partir da perspectiva teórica da Análise do Discurso (AD) em articulação com a História das Ideias Linguísticas (HIL) no Brasil, nos apoiamos nas reflexões teóricas sobre a institucionalização da língua como oficial e nacional no país (GUIMARÃES, 2005), permeada por políticas linguísticas e relações de força (ORLANDI, 2007). As análises dos discursos materializados no arquivo acerca da LP como objeto de ensino na escola evidenciaram que a BNCC (BRASIL, 2017) atualiza alguns discursos enunciados no PCN (BRASIL, 1998) e apresenta outros, como a organização do ensino em práticas de linguagem e campos de atuação. Além disso, as análises evidenciaram que a LP, de certo modo, ainda é vista como língua materna dos brasileiros produzindo o efeito de coincidência (PFEIFFER; SILVA, 2014) em relação à língua imaginária (ORLANDI, 1990), o que traz novos desafios para a construção dos currículos escolares.

Publicado
2020-11-19