O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, LibreOffice.
  • O texto segue os padrões estabelecidos e descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO - 2020

 

1. A Revista Metalinguagens é uma publicação do Curso de Licenciatura em Letras/ Português, da Subárea de Códigos e Linguagens (SCL), do Departamento de Humanidades (DHU), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo (IFSP/SP), cujo objetivo é divulgar pesquisas realizadas nas áreas de Letras e Linguística. Os textos acadêmicos (artigos, resenhas, entrevistas, arte comentada) e textos artísticos enviados à Revista são apreciados pelos editores e pelo Conselho Editorial, que seleciona, a partir de critérios pré-estabelecidos pelo Conselho e a partir da análise de 2 pareceristas, os textos adequados para publicação.

 

Atenção: Os artigos, entrevistas, resenhas, textos de arte comentada ou textos artísticos encaminhados à apreciação da Revista Metalinguagens devem ser submetidos à Revista por meio do sítio <http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/index> em 2 (dois) formatos:  

 

1.1 em Formato WORD como documento suplementar -, contendo os seguintes dados: Título do Texto e Nome do Autor(a) (es)(as) e/ ou Nome do(a)(s) Autor(a)(es)(as) da Submissão, informando em Nota de Rodapé a Titulação, o Vínculo Institucional e Endereço Eletrônico do(a)(s) Autor(a)(es)(as) dos textos submetidos e/ ou de quem os submete à Revista; 

 

1.2 em Formato  PDF, neste caso - como documento original/principal -, porém, sem conter os dados que identifiquem a autoria da submissão, posto que este documento PDF é o documento a ser enviado pelo Conselho Editorial para consideração e juízo às cegas dos 2 (dois) pareceristas).

Observação: O arquivo principal e o suplementar não devem ter o mesmo nome.

 

2. DA SEÇÃO ARTIGO, ENSAIO CONVIDADO, CONVIDADO INTERNACIONAL E SEÇÃO DE ARTIGOS:

 

2.1 Os artigos deverão conter entre 10 e 30 páginas, respeitando-se a seguinte configuração: utilizar o formato de texto WORD, papel em formato A4 (21 x 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0 cm, sem numeração de páginas.

 

2.2 O Conselho Editorial, composto por pesquisadores reconhecidos, ao qual serão submetidos os textos, poderá, como preparo de texto para a publicação, sugerir ao(s) autor(a)(es)(as) modificações da estrutura ou do conteúdo de seu texto tendo em vista a adequação para publicação. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita, porém, na publicação, sem o consentimento do autor(a)(es)(as). É do(a)(s) autor(a)(es)(as) a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material de texto enviado. Os textos enviados à Revista serão preparados, formatados e compatibilizados com o layout e demais marcas de publicação do periódico e serão publicados conforme prévia autorização de seu (s)/sua(s) autor(es)(as). Modificações necessárias da estrutura e do conteúdo dos textos originais aceitos para publicação serão previamente acordadas, antes da publicação, não sendo contempladas modificações, acréscimos ou alterações posteriores à publicação na web.

 

2.3 Os artigos apresentados deverão considerar a seguinte estrutura:

 

2.3.1 Elementos pré-textuais

 

a) Título do artigo: deve ser claro e objetivo, podendo ser complementado por um subtítulo diferenciado tipograficamente, ou separado por dois pontos (:). Deve estar escrito na mesma língua do texto, evitando-se abreviaturas, parênteses e fórmulas que dificultem a compreensão de seu conteúdo. Deve ser apresentado na(s) primeira(s) linhas, centralizado e em negrito. (Fonte: Times New Roman, tamanho 14, em CAIXA ALTA, espaçamento simples (1) entre as linhas, deslocamentos 0,0 cm à esquerda e à direita, alinhamento  centralizado);

 

b) Nome do(a)(s) autor(es)(as): deve-se indicar o(s) Nome(s) por extenso, 2 linhas depois do título, sendo o último SOBRENOME em CAIXA ALTA e negrito (No Corpo do Texto: Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples (1) entre as linhas; deslocamentos 0,0 cm à esquerda e à direita, alinhado à direita); as credenciais (titulação e instituição profissional ou de pesquisa), bem como o endereço eletrônico, devem ser indicadas em nota de rodapé, a partir do último SOBRENOME (No Rodapé: Fonte: Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples (1) entre as linhas, deslocamentos 0,0 cm à esquerda e à direita, alinhamento justificado); 

 

c) Resumo: deve conter de 100 a 200 palavras e ser redigido em língua portuguesa. Colocar, antecedendo o texto, a palavra RESUMO em CAIXA ALTA e negrito. Redigir o texto em parágrafo único, máximo de 10 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa, expressando claramente o assunto tratado, os objetivos e o referencial teórico utilizado como sustentação da tese do artigo. (Fonte: Times New Roman, tamanho 11, espaço simples (1) entre as linhas, deslocamentos 0,0 cm à esquerda e à direita, alinhamento justificado);

 

d) Palavras-chaveindicar entre 3 (três) e 5 (cinco) palavras significativas que expressem o conteúdo do artigo, preferencialmente, dos sentidos mais largos para os mais específicos abordados no texto, duas linhas abaixo do resumo, separadas, entre si, por ponto. Colocar, antecedendo às chamadas, o termo PALAVRAS-CHAVE em negrito e em CAIXA ALTA (Fonte: Times New Roman, tamanho 11, espaço simples (1) entre as linhas, deslocamentos 0,0 cm à esquerda e à direita, alinhamento justificado);

 

e) Título em outra língua (Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, etc): seguir o mesmo padrão do TÍTULO em Português;

 

f) Resumo em outra língua (Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, etc): seguir o mesmo padrão do RESUMO em Português;

 

g) Palavras-chave em outra língua (Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, etc): seguir o mesmo padrão das PALAVRAS-CHAVE em Português.

 

2.3.2  Elementos textuais

O texto do artigo em publicação periódica, como qualquer outro trabalho científico, divide-se basicamente em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

 

a) Fonte e corpo do texto: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, parágrafo 1,5 cm (primeira linha), deslocamento 0,0 cm à direita e à esquerda, alinhamento justificado, ao longo de todo o texto;

 

b) Citações: citações de até 3 (três) linhas devem ser feitas no próprio corpo do texto, entre aspas duplas. Quando superiores a 3 (três) linhas, devem ser destacadas do corpo do texto com 2 (dois) espaços, em espaçamento simples e sem aspas, mantendo um recuo de 4 (quatro) cm da margem esquerda, 0,0 cm da margem direita, com tamanho da fonte 11 (onze), alinhamento justificado. Todas as referências bibliográficas das citações ou menções a outros textos (tanto as incluídas no corpo do texto, quanto as que aparecem em destaque) deverão ser indicadas, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em CAIXA ALTA, ano da publicação, abreviatura de página e o número da(s) página(s) – Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10). Evitar a utilização de idem ou ibidem.

 

c) Notas explicativas: se necessárias, as notas explicativas devem ser colocadas no rodapé da página e devem ser numeradas sequencialmente, sobrescritas com algarismos arábicos no decorrer do texto; devem ter numeração única e consecutiva considerando todo o texto. Não se inicia a numeração a cada página ou parte do texto. A segunda linha da mesma nota deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra da nota, de forma a destacar o expoente. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas (Fonte: Times New Roman, tamanho 10, espaço simples (1) entre as linhas, alinhamento justificado).

 

d) Títulos e subtítulos das seções: sem numeração, sem recuo de parágrafo, em negrito e em maiúscula.

 

e) Elementos ilustrativos: gráficos, mapas, tabelas, figuras, fotos etc devem ser inseridos no texto, logo após serem citados, contendo a devida explicação na sua parte inferior, numeradas sequencialmente. Se necessário, o Conselho Editorial solicitará o envio dos elementos gráficos ilustrativos dos textos em separado, para fins de compatibilização com o padrão editorial.

 

2.3.3 Elementos pós-textuais: colocados logo após o término do artigo.

 

a) Referências: seguir normas atuais da ABNT;

 

b) Data: incluir a data de envio do artigo para publicação.

 

3. DA SEÇÃO ENTREVISTAS:

 

Os textos apresentados à Seção Entrevistas da Revista Metalinguagens, que foram selecionados para a publicação pelo Conselho Editorial, devem pressupor a relevância do(a)s entrevistado(a)(s) nas áreas de interesse da RevistaLetras e Linguística.

Sendo assim, os textos apresentados a esta Seção da Revista devem ser compostos por perguntas e respostas que demonstrem a relevância do(a)(s) entrevistado(a)(s) e da sua atuação no campo das Linguagens, do Ensino ou das Artes.

A Entrevista deve se fazer por no mínimo 5 (cinco) perguntas e as respectivas respostas concedidas pelo(a)(s) entrevistado(a)(s). Não há limite máximo para o número de questões ou para a extensão da Entrevista. Deve ainda compor o texto, uma fotografia do(a)(s) entrevistado(a)(s). (Formato/ Fonte: A4, Fonte Times New Roman 12, espaço 1,5 entre as linhas, deslocamentos de 0,0 cm em relação à margem esquerda e direita, parágrafo de 1,5 cm na primeira linha, alinhamento justificado). Em nota de rodapé, devem ser apresentados: Titulação, Vínculo Institucional e Endereço eletrônico, tanto do(a)(s) entrevistador(a)(es)(as), quanto do(a)(s) entrevistado(a)(s) - (Fonte: Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples (1) entre as linhas, deslocamentos de 0,0 cm da margem esquerda e direita, alinhamento justificado). Incluir a data de envio da Entrevista para publicação.

 

4. DA SEÇÃO DUAS RESENHAS:

 

A seção Duas Resenhas é composta por um dueto de resenhas: 

 

a) a primeira deve considerar a apresentação de uma publicação de texto teórico relevante para as áreas de interesse da Revista Metalinguagens

 

b) a segunda deve considerar a publicação de um texto artístico relevante para as áreas de interesse da Revista Metalinguagens

 

Os textos apresentados à seção Duas Resenhas, que forem selecionados para publicação pelo Conselho Editorial da Revista Metalinguagenspressupõem a relevância do(a)(s) autor(a)(es)(as) e das obras resenhadas para as áreas de interesse da Revista:  Letras e Linguística.

As resenhas devem conter no mínimo 2 (duas) e no máximo 6 (seis) páginas, apresentando dados catalográficos, informações sobre a publicação, informações sobre o autor, sobre o conteúdo e sobre a forma da obra resenhada, preferencialmente, conferindo destaque a seus pontos positivos e negativos, de modo que sirva de guia e de orientação de leitura aos leitores da Revista Metalinguagens. (Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, parágrafo 1,5 cm (primeira linha), deslocamento de 0,0 cm à esquerda e à direita, alinhamento justificado ao longo de todo o texto.  Incluir a data de envio da Resenha para publicação.

 

5. DA SEÇÃO POESIA PARA PROSA:

 

Nesta seção da Revista, deve ser apresentado um Poema relevante para problematizações de ordem linguístico-estética, econômica, política, social, cultural ou ideológica, acompanhado de pequeno ensaio/comentário do apresentador(a) (es)(as) do Poema que ateste tal relevância do texto. O texto literário deve ser submetido à Revista em sua forma original, aquela que fora proposta por seu autor(a)(es)(as). A publicação na Revista manterá esta forma proposta originalmente pelo autor(a)(es)(as) do texto e fará a referência e o crédito à publicação original, compatibilizando, todavia, o formato original com o layout de publicação da Revista. Deve acompanhar o texto literário, um breve ensaio - original, de no máximo de 3 (três) páginas -, que aponte aspectos importantes para uma boa leitura do poema apresentado como um discurso estético relevante para a leitura (Fonte: Times Roman, 12, espaço 1,5 entre as linhas, deslocamento 0,0 cm à esquerda e à direita, parágrafo 1,5 cm (primeira linha), alinhamento justificado. Incluir a data de envio do texto para publicação.

 

6. DA SEÇÃO CANTO DO CONTO:

 

Na seção Canto do Conto da Revista, deve ser apresentado um Conto relevante para problematizações de ordem linguístico-estética, econômica, política, social, cultural ou ideológica, acompanhado de pequeno ensaio/comentário do apresentador(a) (es)(as) do Conto, que ateste tal relevância do texto. O texto literário deve ser submetido à Revista em sua forma original, aquela que fora proposta por seu autor(a)(es)(as). A publicação na Revista manterá a forma proposta originalmente pelo autor(a)(es)(as) do texto literário e fará a referência e o crédito à publicação original, compatibilizando, todavia, o formato original com o layout de publicação da Revista. Juntamente ao texto literário, deve estar composto um breve ensaio - original, de no máximo de 3 (três) páginas -, que aponte aspectos relevantes para uma leitura do Conto como um discurso estético relevante para leitura (Fonte: Times Roman, 12, espaço 1,5 entre as linhas, deslocamento 0,0 cm à esquerda e à direita, parágrafo 1,5 cm (primeira linha), alinhamento justificado.  Incluir a data de envio do texto para publicação.

Política de Privacidade

Observação: Todos os nomes, endereços e outros dados pessoais e profissionais cadastrados na Revista são usados exclusivamente para os serviços prestados por este periódico, não sendo disponibilizados para quaisquer outras finalidades e/ou a terceiros.