EM TEMPOS DE PANDEMIA

Argumentação e Multimodalidade em Vídeo Informacional

  • Maria Otilia Guimarães NININ
Palavras-chave: Argumentação. Multimodalidade. Gramática Visual. Whatsapp e YouTube. Coronavírus.

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, discutir a argumentação presente em um vídeo informacional que circulou no WhatsApp e no YouTube em 20 de março de 2020, relacionado à pandemia da COVID-19, a fim de compreender de que modo os recursos argumentativos de caráter verbal e não verbal buscam a adesão do público alvo. Sustentam a análise dos dados as discussões da Gramática do Design Visual e da Multimodalidade (KRESS; van LEEUWEN, 2001, 2006; KRESS, 2010 e outros), e conceitos correlatos, apontando para as questões argumentativas (KOCH, 2008; 2010; FIORIN, 2015 e outros). Como resultado, em termos composicionais, apontamos a força argumentativa da articulação entre enunciados verbais e não verbais, com destaque para o argumento de autoridade da ordem do saber, revelado tanto na linguagem verbal quanto nos recursos multissemióticos utilizados pelo produtor do vídeo. A argumentação ocorre em contexto de distância social íntima, se considerada a posição frontal ocupada pelo youtuber ao longo do vídeo.

Publicado
2020-07-31