A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A Língua Portuguesa e a Preparação para o Mercado de Trabalho
Resumo
O artigo se inscreve na linha de pesquisa dos estudos de processos discursivos e busca compreender os sentidos constituídos sobre a educação de jovens no que diz respeito ao ensino da Língua Portuguesa em sua relação com a preparação para o mercado de trabalho. Ao historicizarmos este percurso, percebemos que as políticas se deram na forma de campanhas, movimentos, decretos, o que dá visibilidade à memória discursiva que legitima as práticas linguísticas na escola e o ensino da Língua Portuguesa. Com isso, tocamos a formação desse sujeito-aluno, pensando a relação da língua com a preparação para o mercado de trabalho. Dessa maneira, pela teoria da Análise do Discurso, desenvolvida por Michael Pêcheux e Eni Orlandi, pode-se compreender o modo como esses documentos legitimam a criação das políticas da EJA e como constituem seus sujeitos na relação com a escrita, produzindo como efeito, identificado como cidadão, sujeito escolarizado e capacitado para o mercado de trabalho.