LITERATURA E ABORDAGEM DIDÁTICO-DISCURSIVA
Trilhando Caminhos para a Formação de Leitores Literários
Resumo
Abordaremos a temática da literatura em sala de aula e do seu uso, muitas vezes, cristalizado na educação básica para fins práticos. É comum o ensino de literatura com interpretações e sentidos “já dados”. Mobilizaremos, em nossa proposta de abordagem, pressupostos teóricos de estudos do discurso, articulados a conceitos da teoria literária, formalizando um arcabouço que possa apontar possibilidades de instrumentalização de ensino e leitura de literatura. Propõe-se tomar a obra literária não apenas como um objeto em si, mas como enunciado aberto a novos processos de enunciação, com sentidos a serem (re)construídos. Como corpus, analisaremos um conto machadiano e um texto da atualidade, dialogando com temas como diversidade e cultura no contexto de produção do enunciado e no contexto de enunciação atual. Dessa forma, a abordagem proposta assimila os enunciados, tomados como literários, como construtos da própria sociedade e de nossa história.