O PROFESSOR REFLEXIVO NA ALFABETIZAÇÃO O TRABALHO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, cujo foco foi a investigação acerca da formação docente do professor alfabetizador e os dilemas da sua prática. O ponto de partida desse texto é a reflexão sobre a prática de professores alfabetizadores e os elementos teóricos que apoiam seu trabalho. Com o objetivo de abordar a importância da reflexão na concretização de uma prática alfabetizadora de qualidade, discutiremos o conceito de reflexão a partir das contribuições de Pimenta (2002); Libâneo (1994); Contreras (2000); Nóvoa (2000); Rojo (2004); Lerner (2002). Realizou-se a coleta de dados a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, demonstrando resultados que indicaram a relação entre a reflexão e as práticas alfabetizadoras de sucesso. Desse modo, o presente artigo é, ao mesmo tempo, uma reflexão teórica acerca do conjunto de saberes discutidos e elaborados durante a formação teórica dos professores e os elementos que implicam a organização de sua prática a partir de situações do cotidiano de trabalho de professores alfabetizadores.