O PROFESSOR REFLEXIVO NA ALFABETIZAÇÃO O TRABALHO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Alexandre de Paula Franco Centro Universitário UNISAL SP, Rede Estadual de Ensino de São Paulo
  • Emerson Santana Centro Universitário UNISAL SP
  • Amanda Mesquita de Carvalho Centro Universitário UNISAL SP
  • Gabriella Lúcia Gomes Leme Centro Universitário UNISAL SP

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, cujo foco foi a investigação acerca da formação docente do professor alfabetizador e os dilemas da sua prática. O ponto de partida desse texto é a reflexão sobre a prática de professores alfabetizadores e os elementos teóricos que apoiam seu trabalho. Com o objetivo de abordar a importância da reflexão na concretização de uma prática alfabetizadora de qualidade, discutiremos o conceito de reflexão a partir das contribuições de Pimenta (2002); Libâneo (1994); Contreras (2000); Nóvoa (2000); Rojo (2004); Lerner (2002). Realizou-se a coleta de dados a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, demonstrando resultados que indicaram a relação entre a reflexão e as práticas alfabetizadoras de sucesso. Desse modo, o presente artigo é, ao mesmo tempo, uma reflexão teórica acerca do conjunto de saberes discutidos e elaborados durante a formação teórica dos professores e os elementos que implicam a organização de sua prática a partir de situações do cotidiano de trabalho de professores alfabetizadores.

Biografia do Autor

Alexandre de Paula Franco, Centro Universitário UNISAL SP, Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Especialista em Gestão da Rede Pública pela USP – RP, Especialista em Didática do Ensino Superior, Docente no curso de Pedagogia do Centro Universitário UNISAL SP, Supervisor de Ensino Titular da Rede Estadual de São Paulo.

Emerson Santana, Centro Universitário UNISAL SP

Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Docente no curso de Pedagogia do Centro Universitário UNISAL SP.

Amanda Mesquita de Carvalho, Centro Universitário UNISAL SP

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNISAL SP, Docente do Ensino Fundamental na rede pública e privada de São Paulo.

Gabriella Lúcia Gomes Leme, Centro Universitário UNISAL SP

Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNISAL SP, Docente do Ensino Fundamental na rede pública e privada de São Paulo.

Publicado
2020-05-30