POE, O SOLAR E O LABIRINTO DA MODERNIDADE

  • Charles Borges CASEMIRO IFSP/SPO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo
Palavras-chave: Literatura. Conto. Poe. História Contemporânea.

Resumo

O presente ensaio revisita o conto A queda da casa de Usher, de Edgard Allan Poe, à luz de considerações da crítica discursiva e da crítica literária (Bakhtin, 1997; Imbert, 1979; Cortázar, 2011, Poe, 1846 [s.d.]), considerando a tensão existente entre sujeitos e espaços projetados no tempo da narrativa e no tempo do narrador, de um lado, a partir de uma interpretação mítico-psicanalítica (Freud, 1996; Marcuse, 1982), quando esta se vale do confronto entre o princípio do prazer (Eros) e o princípio da morte (Thanatos) para a explicação da subjetividade, e, de outro lado, a partir de uma interpretação materialista histórica (Marx, 2004; Gramsci apud Perrusi, 2015; Marcuse, 1982), quando esta se vale do conceito de ideologia e de alienação social do indivíduo para a explicação da crise da identidade e do pertencimento, na história contemporânea do mundo burguês. Nesse sentido, constata-se que, além de representar uma situação paradoxal de construção e de dissolução da subjetividade, da identidade e do pertencimento, já no começo da história do mundo burguês contemporâneo, o conto de Poe ultrapassa, ainda, estes limites mítico-psicanalíticos e materialista-históricos para se apresentar, também, como um exemplo formal da racionalidade da forma literária que mimetiza a forma do mundo capitalista burguês, no qual que se conjugam, paradoxalmente, o sublime e o horror, a construção e a destruição da subjetividade e da história do pertencimento.

 

PALAVRAS-CHAVE: Conto moderno. Poe. A queda da casa de Usher. Horror. História contemporânea.

Biografia do Autor

Charles Borges CASEMIRO, IFSP/SPO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP / FFLCH / DLCV - Programa de Literatura Portuguesa, 2019); Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACK-SP - Discurso Literário Regionalista e Identidade Nacional, 2004); Bacharel em Letras Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP / FFLCH / DLCV - Língua Portuguesa, 1991); Bacharel em Letras Linguística pela Universidade de São Paulo (USP / FFLCH / DLCV - Linguística, 1991); Licenciado em Letras Português pela Universidade de São Paulo (USP / FEUSP - Língua Portuguesa, 1991).

Docente e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo (2014=>); Editor Gerente da Revista Metalinguagens - IFSP (2016 =>); Editor Chefe da Estige Editoral Ltda (2020); Docente do Ensino Fundamental e Médio Público Estadual, em São Paulo, entre os anos de 1988 e 1991; Docente de Cursos Pré-Vestibulares e Ensino Médio Privado, em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Jundiaí, Vinhedo, Campinas, Mogi das Cruzes e Sorocaba entre 1990 e 2014. CEO e Editor Chefe da Editora Casemiro (Charles Borges Casemiro ME), entre os anos de 1996 e 2014); Autor de livros didáticos e paradidáticos voltados para o Ensino Médio; Poeta.

Experiência de 30 anos de trabalho docente, de pesquisa e de extensão na área de Letras (Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Comparada) e na área de Linguística (Análise do Discurso Literário e das Artes Visuais - Literatura, Pintura, Escultura, Arquitetura e Cinema) no ensino médio e superior.

Área de concentração de estudos: 1. Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa; 2. Representação de paisagens estéticas, questões identitárias e de pertencimento a partir do discurso literário e do discurso das artes visuais. 3. Prosa contemporânea em Língua Portuguesa. 4. Literatura de autoria feminina. 

Publicado
2025-02-28
Seção
Artigo ou Ensaio Convidado