PÚBLICO E PRIVADO NAS RELAÇÕES FAMILIARES DE O NOVIÇO, DE MARTINS PENA, E NOSSA VIDA EM FAMÍLIA, DE ODUVALDO VIANNA FILHO

  • Robson Batista dos Santos HASMANN Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) https://orcid.org/0000-0002-4003-6142
  • João Pedro Barbosa FERREIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Campos do Jordão
Palavras-chave: comédia, dramaturgia, teatro nacional

Resumo

Este estudo procura entender, pela análise comparada, a representação da dinâmica social, econômica e moral entre o público e o privado em obras de Martins Pena e Oduvaldo Vianna Filho. Compreendemos, nesse sentido, que as transformações políticas e econômicas (o público) interferem na família (o privado). Pena é tradicionalmente visto como o autor que escreveu obras com o objetivo de criticar as instituições do século XIX no Brasil, com destaque para as comédias baseadas nos costumes que observava de sua época. Já Oduvaldo Vianna Filho escreveu peças nas quais representava as tensões do contexto da contracultura e da repressão imposta a partir do golpe de 1964. Em sua produção Vianna Filho reconheceu a importância de Pena com a peça Allegro Desbundaccio (ou se Pena fosse vivo). Ambos os autores trabalharam as comédias problematizando os costumes e a ordem social. As obras escolhidas para a comparação foram O noviço, de Pena e Nossa vida em Família, de Oduvaldo Vianna Filho. A questão central que motivou a pesquisa foi compreender como se aproximam ou se distanciam as dimensões do público e do privado nas estruturas familiares. Argumentamos que, em O noviço, o público, representado por certas instituições de poder, se revela como moderador dos problemas privados, enquanto que em Nossa vida em família, a dimensão econômica, transformada pelas ações políticas, surge como fator determinante da fragmentação familiar.

 

Biografia do Autor

Robson Batista dos Santos HASMANN, Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)

Doutor em Letras pelo Programa de pós-gradução em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana. Membro do Grupo de Pesquisas cadastrado no CNPq Linguagens, Literatura e Educação do Instituto Federal de São Paulo campus Campos do Jordão.

João Pedro Barbosa FERREIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Campos do Jordão

Técnico em Informática pelo IFSP campus Campos do Jordão.

Publicado
2025-12-30