UMA ANÁLISE SOBRE SEÇÕES DE COMPREENSÃO LEITORA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO NO PNLD 2021-2024
Resumo
Apresentamos uma análise sobre seções de compreensão leitora em livro didático de Língua Portuguesa, considerando avanços no formato de elaboração, com base em estudos sobre a compreensão leitora e sua abordagem no LDP. Concentramos a observação nas seções dos livros didáticos para o ensino médio, levando em consideração percursos teóricos desenvolvidos por autores tais como Solé (1993), Marcuschi (1996), Koch (2004) e Geraldi (2011). A busca esteve atrelada à história do livro didático no Brasil e aos documentos normativos que visam nortear e parametrizar os livros, como o Plano Nacional do Livro didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Paralelo a isso, a organização do quadro de tipologias de Marcuschi (1996) serviu de norte para a comparação quanto ao percurso de evolução da abordagem no ensino, uma investigação quanto à permanência ou não, da observação feita por Marcuschi (1996) quanto à tipologia de perguntas no LDP, na realidade da educação brasileira, especificamente, no livro didático “Moderna Plus-Linguagens e suas tecnologias” de Abaurre, Pontara e Abaurre para compor o PNLD (2021- 2024) do Ensino Médio. O objetivo geral foi analisar seções de compreensão leitora e orientações práticas no livro didático do Ensino Médio avaliado pelo PNLD no período (2021-2024) da editora Moderna, publicado em 2020, em relação ao estudo produzido por Marcuschi, considerando o ano de elaboração (1996), aos estudos desenvolvidos no começo dos anos 2000 (2000-2008) e nos anos 2010 (2017-2019). Os específicos foram (i) identificar as habilidades previstas na BNCC quanto ao ensino da leitura relacionando às seções de leitura nos LDP; (ii) analisar a evolução das seções de leitura/compreensão leitora no livro didático escolhido (iii) Fazer uma releitura do quadro de tipologias feito por Marcuschi (1996) tendo em vista o livro selecionado, PNLD 2021-2024. Assim, através desse percurso, percebemos que apesar de avanços em relação à abordagem do texto para sua compreensão, muitas perguntas de leitura presas à materialidade do texto ainda se apresentam nos livros didáticos da atualidade.
PALAVRAS-CHAVE: Seções de compreensão leitora. Livro didático. Ensino Médio