UMA ANÁLISE SOBRE SEÇÕES DE COMPREENSÃO LEITORA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO NO PNLD 2021-2024

Palavras-chave: Livro didático. Compreensão Leitora. Ensino Médio.

Resumo

Apresentamos uma análise sobre seções de compreensão leitora em livro didático de Língua Portuguesa, considerando avanços no formato de elaboração, com base em estudos sobre a compreensão leitora e sua abordagem no LDP. Concentramos a observação nas seções dos livros didáticos para o ensino médio, levando em consideração percursos teóricos desenvolvidos por autores tais como Solé (1993), Marcuschi (1996), Koch (2004) e Geraldi (2011). A busca esteve atrelada à história do livro didático no Brasil e aos documentos normativos que visam nortear e parametrizar os livros, como o Plano Nacional do Livro didático (PNLD) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Paralelo a isso, a organização do quadro de tipologias de Marcuschi (1996) serviu de norte para a comparação quanto ao percurso de evolução da abordagem no ensino, uma investigação quanto à permanência ou não, da observação feita por Marcuschi (1996) quanto à tipologia de perguntas no LDP, na realidade da educação brasileira, especificamente, no livro didático “Moderna Plus-Linguagens e suas tecnologias” de Abaurre, Pontara e Abaurre para compor o PNLD (2021- 2024) do Ensino Médio. O objetivo geral foi analisar seções de compreensão leitora e orientações práticas no livro didático do Ensino Médio avaliado pelo PNLD no período (2021-2024) da editora Moderna, publicado em 2020, em relação ao estudo produzido por Marcuschi, considerando o ano de elaboração (1996), aos estudos desenvolvidos no começo dos anos 2000 (2000-2008) e nos anos 2010 (2017-2019). Os específicos foram (i) identificar as habilidades previstas na BNCC quanto ao ensino da leitura relacionando às seções de leitura nos LDP; (ii) analisar a evolução das seções de leitura/compreensão leitora no livro didático escolhido (iii) Fazer uma releitura do quadro de tipologias feito por Marcuschi (1996) tendo em vista o livro selecionado, PNLD 2021-2024. Assim, através desse percurso, percebemos que apesar de avanços em relação à abordagem do texto para sua compreensão, muitas perguntas de leitura presas à materialidade do texto ainda se apresentam nos livros didáticos da atualidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Seções de compreensão leitora. Livro didático. Ensino Médio

 

Biografia do Autor

Maria Angélica Freire de CARVALHO, Universidade Federal do Piauí

Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Dedicou-se às questões de Educação nos processos formativos à distância. Integra o grupo de pesquisa PROLETRAS, grupo de pesquisa em Linguagem e Aplicação ao ensino na UFPI. Dedica-se às reflexões sobre leitura e escrita no cotidiano escolar. Atuou na colaboração, na produção e revisão de materiais didáticos impressos e digitais no Ensino a distância (EaD). Desenvolveu consultorias e projetos, a entidades públicas e privadas, nos âmbitos municipal e estadual. Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - (2014).

Sarah Escórcio RAMOS, Universidade Federal do Piauí (UFP)

Graduanda em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí – UFPI (sarahregoramos@gmail.com).

Publicado
2025-02-28