ANÁLISE DE ERROS NAS TAREFAS ESCRITAS POR PARTE DOS APRENDENTES CHINESES DE PLE DO NÍVEL INTERMÉDIO

O CASO DO INSTITUTO SUPERIOR DE NEGÓCIOS DO SUL DA CHINA

  • Qiuhua LU Instituto Superior de Negócios do Sul da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão da China
Palavras-chave: nálise de Erros. Erro. Interlíngua. Aprendentes chineses.

Resumo

Os erros desempenham um papel significativo na aprendizagem de uma língua estrangeira, tendo em conta as disparidades linguísticas entre a língua portuguesa e a chinesa. Contudo, a análise dos erros dos aprendentes chineses de PLE constitui ainda um domínio por enriquecer em termos académicos. O presente trabalho objetiva adquirir dados específicos, por meios da pesquisa quantitativa, sobre a tipologia dos erros comuns cometidos nas tarefas escritas por parte dos estudantes chineses, com base na classificação proposta por Fortes, procurando abordar os motivos aí escondidos de alguns tipos de erros, em prol da promoção das atividades didáticas e da elaboração dos materiais orientados para os aprendentes chineses.

 

PALAVRAS-CHAVE: Análise de Erros. Erro. Interlíngua. Aprendentes chineses.

Biografia do Autor

Qiuhua LU, Instituto Superior de Negócios do Sul da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão da China

Mestre em Português como LE/L2 pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e doutoranda em Português como LE/L2 pela FLUL. É professora do Departamento de Português do Instituto Superior de Negócios do Sul da Universidade de Estudos Estrangeiros de Cantão da China. Endereço eletrônico: <laurinda.lu@foxmail.com >.

Publicado
2023-10-09