ANÁLISE CONTRASTIVA DAS CONSTRUÇÕES CONDICIONAIS CONTRAFACTUAIS OU IRREAIS EM PORTUGUÊS E EM CHINÊS

O CASO DA UNIVERSIDADE DE ESTUDOS INTERNACIONAIS DE ZHEJIANG

  • Jing LI Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (ZIZU-China)
Palavras-chave: Construções condicionais contrafacturais ou irreais. Análise contrastiva em português e em chinês. Análise de erros.

Resumo

O uso de construções condicionais contrafactuais ou irreais é comum entre os falantes de português, mas pode ser difícil para os alunos de língua materna chinesa aprenderem. O presente trabalho procura fazer uma análise contrastiva dessas construções em português e em chinês e apresentar algumas propostas didáticas baseadas na aprendizagem de alunos chineses. Faremos uma análise contrastiva sobre as construções em português e em chinês, focando nas suas propriedades semânticas e sintáticas, seguidas das suas implicações pragmáticas. A metodologia seguida baseia-se num inquérito a dezesseis alunos chineses da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang, segundo o qual pretendemos classificar e analisar os erros encontrados. Para finalizar, tentamos fazer uma reflexão e elaborar propostas didáticas com o objetivo de melhorar a eficácia das atividades de ensino e aprendizagem sobre as construções.

 

PALAVRAS-CHAVE: Construções condicionais contrafacturais ou irreais. Análise contrastiva em português e em chinês. Análise de erros.

Biografia do Autor

Jing LI, Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (ZIZU-China)

Mestra em Linguística pela Universidade de Estudos Internacionais de Xangai (SISU), China. Docente de português da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (ZIZU), China. Endereço eletrônico: <lijing@zisu.edu.cn>.

 

Publicado
2023-10-09