DESENVOLVIMENTO DOS MULTILETRAMENTOS ATRAVÉS DO CURRÍCULO NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

UM ESTUDO DE CASO NA CHINA

  • Xuejiao SHANG Universidade de Macau (Macau/China)
Palavras-chave: Currículo. Multiletramentos. Ensino de PLE na China.

Resumo

No contexto de globalização e superdiversidade, com o objetivo de desenvolver novas competências de letramentos dos alunos de português como língua estrangeira (PLE) para a sociedade da informação, por meio de teorias dos currículos e dos multiletramentos, exploramos ativamente novos métodos e modelos de ensino de português. Através da análise dos componentes curriculares, nomeadamente os objetivos, o conteúdo, o modo de aprendizagem e a avaliação de aprendizagem, encontramos uma relação lógica entre esses quatro componentes: por que aprender – o que aprender – como aprender – qual é o efeito da aprendizagem. Assim, discutiremos práticas para desenvolver os multiletramentos dos alunos no processo de ensino de português.

 

PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Multiletramentos. Ensino de PLE na China.

Biografia do Autor

Xuejiao SHANG, Universidade de Macau (Macau/China)

Docente do curso de Português como Língua Estrangeira da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong (GDUFS). Doutoranda da Universidade de Macau. Endereço eletrônico: <catarina.shang@qq.com>.

Publicado
2023-10-09