MODELO DE COENSINO NA AULA DE INTERPRETAÇÃO CONSECUTIVA CHINÊS-PORTUGUÊS CURSADA POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM PLE

  • Jing YANG Universidade de Macau (Macau/China)
Palavras-chave: PLE. Modelo de coensino. Competência em interpretação.

Resumo

O modelo de coensino é uma proposta pedagógica na qual um(a) professor(a) chinês(a) e um(a) professor(a) nativo/a de português dividem a responsabilidade de planejar, instruir e avaliar as aulas. O presente trabalho analisa alguns estudos teóricos em relação a este modelo inovador, assim como os vários componentes que constituem as habilidades de interpretação. Mediante a observação de aulas de interpretação consecutiva chinês-português e uma análise de caso sobre a aplicação do modelo de coensino, o presente trabalho revela que essa estratégia diversifica as formas de organização das aulas, melhora significativamente as interações entre professores e alunos e, ainda, ajuda os alunos a desenvolverem a habilidade linguística, o conhecimento enciclopédico e a compreensão intercultural de forma mais eficiente.

 

PALAVRAS-CHAVE: PLE. Modelo de coensino. Competência em interpretação.

 

Biografia do Autor

Jing YANG, Universidade de Macau (Macau/China)

Docente da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong; Doutoranda em Estudos Literários e Interculturais pela Universidade de Macau (UMAC). Pesquisadora na área de estudos interculturais, linguística aplicada e ensino do PLE. Endereço Eletrônico: <elsa_young331@hotmail.com>.

 

Publicado
2023-10-09