ESTRATÉGIAS NA EXPLICAÇÃO GRAMATICAL DO PRETÉRITO PERFEITO SIMPLES E DO PRETÉRITO IMPERFEITO AOS APRENDENTES UNIVERSITÁRIOS CHINESES

  • Carina Jiayu LIU Universidade da Cidade de Macau (Macau/China)
Palavras-chave: Estratégia pedagógica. Gramática. Pretérito perfeito simples. Pretérito imperfeito. Aprendentes chineses.

Resumo

Atualmente, com a procura dos talentos que sabem falar português na China, cada vez mais chineses optam por estudar o português como língua estrangeira nas instituições universitárias. Contudo, devido às diferenças entre a língua materna e a língua alvo em termos do aspeto dos verbos, os empregos do pretérito perfeito simples e do pretérito imperfeito causam frequentemente dificuldades para os aprendentes chineses. Dessa forma, o presente estudo visa propor estratégias concretas na explicação gramatical docente, com o objetivo de melhorar o entendimento dos aprendentes em relação às diferenças entre os dois tempos verbais. Sendo uma investigação-ação, a análise tem sido feita no processo de ensino dos dois tempos verbais pela investigadora durante os anos letivos 2021-2022 e 2022-2023, através de um processo reflexivo composto pela revisão e análise dos exercícios discentes, análise dos materiais didáticos e modificações das estratégias explicativas das regras gramaticais. Os participantes, além da professora investigadora, envolvem 90 alunos de português que frequentaram suas aulas de gramática nos dois anos letivos numa universidade em Macau.

 

PALAVRAS-CHAVE: Estratégia pedagógica. Gramática. Pretérito perfeito simples. Pretérito imperfeito. Aprendentes chineses.

Biografia do Autor

Carina Jiayu LIU, Universidade da Cidade de Macau (Macau/China)

Doutora em Ensino de Português como Língua Estrangeira / Segunda pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Coordenadora e Professora Auxiliar do Curso de Licenciatura em Português da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade da Cidade de Macau. Endereço eletrônico: <carinaliu@cityu.mo>.

Publicado
2023-10-09