LINGUAGEM, SAÚDE E DOENÇA EM BARTLEBY, O ESCRITURÁRIO, DE HERMAN MELVILLE

  • Carlos Eduardo POMPILIO, Prof. Dr. Universidade de São Paulo (USP)
  • Elieni CAPUTO, Profª Mª Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Melville, Linguagem, Saúde, Bartleby

Resumo

RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar o conto Bartleby, de Herman Melville, a partir dos conceitos de saúde, linguagem e doença. Destaca-se nesse conto a recusa do personagem escriturário em realizar os afazeres cotidianos no escritório, o que evolui para um estado de apatia com características catatônicas. A partir da vertente comunicativa da linguagem e sua relevância para o encontro clínico, o artigo avalia a forma como a comunicação ou sua negação atuam no corpus analisado. Tem como teóricos de base Giorgio Agamben, Gilles Deleuze e Georges Canguilhem, cujos conceitos norteiam a análise do personagem de Melville em termos de saúde, doença, confronto, sofrimento, silêncio, contágio e suas interfaces com a linguagem.

PALAVRAS-CHAVE: Bartleby. Melville. Linguagem. Saúde.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo POMPILIO, Prof. Dr., Universidade de São Paulo (USP)

Carlos Eduardo Pompilio é médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo na disciplina de Clínica Geral. É cofundador e coordenador do GENAM - Grupo de Estudos e Pesquisa Literatura, Narrativa e Medicina.

Elieni CAPUTO, Profª Mª, Universidade de São Paulo (USP)

Graduada em Psicologia pela UFSCar e em Letras pela PUC-SP, é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC e doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP. Publicou quatro livros: Laço de fita (Quixote +Do, 2022), Violência e brevidade (Penalux, 2020), Casa de barro (Patuá, 2018) e Poema em pó (7Letras, 2006). Endereço eletrônico: <elieni.maschio@gmail.com>.

Publicado
2022-10-03