BEM COM OS HOMENS E MAL CONSIGO MESMO

O CLÁSSICO E O POPULAR EM FRAGMENTOS LITERÁRIOS DE MACHADO DE ASSIS

  • Edson LEITE Universidade de São Paulo (USP)
  • Antonio Herci FERREIRA JÚNIOR Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Erudito. Popular. Consumo. Modernidade. Popularidade.

Resumo

Este ensaio interpreta um tema recorrente e fundamental na obra de Machado de Assis: a partição da música em dois grandes estilos — o popular e o erudito — onde o autor antecipa uma arte voltada para o consumo e dá à expressão “popular” um sentido surpreendentemente contemporâneo de “ter popularidade”, em contraste com o termo “erudito” que denota uma posição melancólica e impotente frente às mudanças que se aproximam com a chegada da modernidade. São utilizados como escopo e objeto de análise os contos onde a música tem um papel central no enredo e os personagens são movidos pelo drama da contraposição entre esses dois estilos musicais citados.

Biografia do Autor

Edson LEITE, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Doutor Titular do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) e do Programa de Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) da Universidade de São Paulo. Endereço eletrônico: <edsonleite@usp.br>

Antonio Herci FERREIRA JÚNIOR, Universidade de São Paulo (USP)

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), USP; Mestre e Doutorando em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Estética e História da Arte (PGEHA) da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CAPES. Endereço eletrônico: <antonio.ferreira@usp.br>.

Publicado
2022-02-24