A ESCRITA FICCIONAL E A REPRESENTAÇÃO DO GÊNERO FEMININO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

O ENSINO DE LITERATURA COMO AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO

  • Elza de Sá NOGUEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Laís Rios BERNO Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Ensino de literatura. Repertório literário. Personagens femininas. RPG. Personagens planas e esféricas.

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para os anos finais do Ensino Fundamental II, com o objetivo de ampliar o repertório dos discentes no que se refere à representação ficcional da mulher, através da autoria criativa dirigida à construção de personagens e da análise crítica dessa criação, intermediada pelo contato com obras literárias e fílmicas que trazem novos modelos concernentes à questão. Como base para a criação das personagens, utilizamos os fundamentos do “Role Playing Game” (RPG). A pesquisa apoia-se, ainda, nos conceitos de gênero (GARCIA, 2015), repertório (ISER,1996), letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009), sistema literário (EVEN-ZOHAR, 1990), personagens planas e esféricas (FOSTER, 1969); e adota a perspectiva de construção do significado defendida por Salomão (1999) e por Miranda (1999) no contexto da linguística sociocognitivista.

Biografia do Autor

Elza de Sá NOGUEIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Endereço eletrônico: <elzasanogueira@ufjf.com>.

Laís Rios BERNO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Letras – Programa de Mestrado Profissional – pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Endereço eletrônico: <laisriosb@gmail.com>.

Publicado
2021-06-02