A ESCRITA FICCIONAL E A REPRESENTAÇÃO DO GÊNERO FEMININO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
O ENSINO DE LITERATURA COMO AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica para os anos finais do Ensino Fundamental II, com o objetivo de ampliar o repertório dos discentes no que se refere à representação ficcional da mulher, através da autoria criativa dirigida à construção de personagens e da análise crítica dessa criação, intermediada pelo contato com obras literárias e fílmicas que trazem novos modelos concernentes à questão. Como base para a criação das personagens, utilizamos os fundamentos do “Role Playing Game” (RPG). A pesquisa apoia-se, ainda, nos conceitos de gênero (GARCIA, 2015), repertório (ISER,1996), letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009), sistema literário (EVEN-ZOHAR, 1990), personagens planas e esféricas (FOSTER, 1969); e adota a perspectiva de construção do significado defendida por Salomão (1999) e por Miranda (1999) no contexto da linguística sociocognitivista.