A A NARRATIVA FANTÁSTICA EM SALA DE AULA

A IMPORTÂNCIA DO INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO EM UMA PESQUISA DE CARÁTER INTERVENTIVO NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Laio Henrique de OLIVEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Érika Kelmer MATHIAS Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Ensino de literatura. Gênero fantástico. Instrumento diagnóstico.

Resumo

Este artigo – resultado de uma análise diagnóstica inicial em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental – tem por objetivo refletir sobre a importância do instrumento diagnóstico em um projeto de pesquisa de caráter interventivo na área de Ensino de Literatura. A tônica está em pontuar a relevância dessa etapa não somente para confirmar nossa percepção inicial de que os alunos não tinham repertório literário suficiente para interagir de modo satisfatório com narrativas de literatura fantástica, como também para nortear os aspectos centrais que devem orientar a estruturação da pesquisa interventiva a ser realizada no intuito de ampliar o repertório desses alunos, promovendo o letramento literário. Para tal, além dos conceitos de literatura fantástica (TODOROV, 2008), letramento literário (COSSON e PAULINO, 2009) e repertório literário (ISER, 1979, 1996), operamos também com a concepção de reconhecimento (TRIPP, 2005) enquanto uma das fases de pesquisas qualitativas de caráter interventivo.

Biografia do Autor

Laio Henrique de OLIVEIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Letras – Programa de Mestrado Profissional em Letras – pela Universidade Federal de Juiz de Fora/ProfLetras/UFJF. Endereço eletrônico: <laioletras@gmail.com>.

Érika Kelmer MATHIAS, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Letras – Programa de Estudos Literários – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora/C.A, João XXIII e ProfLetras. Endereço eletrônico: <erika.kelmer@terra.com.br>.

Publicado
2021-06-02