A A NARRATIVA FANTÁSTICA EM SALA DE AULA
A IMPORTÂNCIA DO INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO EM UMA PESQUISA DE CARÁTER INTERVENTIVO NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo – resultado de uma análise diagnóstica inicial em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental – tem por objetivo refletir sobre a importância do instrumento diagnóstico em um projeto de pesquisa de caráter interventivo na área de Ensino de Literatura. A tônica está em pontuar a relevância dessa etapa não somente para confirmar nossa percepção inicial de que os alunos não tinham repertório literário suficiente para interagir de modo satisfatório com narrativas de literatura fantástica, como também para nortear os aspectos centrais que devem orientar a estruturação da pesquisa interventiva a ser realizada no intuito de ampliar o repertório desses alunos, promovendo o letramento literário. Para tal, além dos conceitos de literatura fantástica (TODOROV, 2008), letramento literário (COSSON e PAULINO, 2009) e repertório literário (ISER, 1979, 1996), operamos também com a concepção de reconhecimento (TRIPP, 2005) enquanto uma das fases de pesquisas qualitativas de caráter interventivo.