A REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E A APROXIMAÇÃO COM A REALIDADE DISCENTE ORIENTANDO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA CIGANA

  • Thais Fernandes SAMPAIO Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Abel Gomes VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Reflexão. Prática docente. Mudança educacional. Cultura cigana.

Resumo

Neste artigo, discutimos a importância de uma reflexão diária acerca da prática docente de modo a conduzir um trabalho mais próximo da realidade discente. Promovemos, ao mesmo tempo, uma discussão do papel do professor de Língua Portuguesa frente a um processo contínuo de formação reflexiva, tendo em vista a diversidade cultural encontrada em ambiente escolar, além do desafio de promover uma educação como prática de liberdade. Protagonismo discente, educação colaborativa, o uso do texto e a função mediadora do professor foram os aspectos contemplados ao longo do desenvolvimento da proposta interventiva desenvolvida no âmbito da pesquisa que originou este texto, cuja trajetória se deu em torno da valorização da cultura cigana.

Biografia do Autor

Thais Fernandes SAMPAIO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Endereço Eletrônico: <thais.fernandes@ufjf.edu.br>.

Abel Gomes VIEIRA, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Letras. Programa de Mestrado Profissional em Letras, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Endereço eletrônico: <abelgomesvieira@hotmail.com>.

Publicado
2021-06-02