ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FAVOR DA AMPLIAÇÃO DO LÉXICO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
O presente artigo tem como objetivo relatar experiências e advogar em favor da relevância da adoção de estratégias didáticas para o desenvolvimento do repertório lexical de alunos. Ao diagnosticar a dificuldade em lidar com novos vocábulos no texto, por parte de alunos de uma turma do sétimo ano, foi desenvolvida intervenção pedagógica, por meio da metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985). Para intervir nesse contexto, partiu-se da hipótese de que construir estratégias que auxiliem o aluno no levantamento de prognósticos sobre o sentido de novas palavras pode colaborar no desenvolvimento de suas habilidades de leitura, facultando-lhe, de modo produtivo, a ampliação do repertório vocabular. Para a proposição dessas estratégias, assume-se a perspectiva da análise linguística (GERALDI, 1997; MENDONÇA, 2006), pautando-se em estudos do léxico no âmbito escolar (BIDERMAN, 1996; ANTUNES, 2017), reconhecendo as estratégias de leitura como instrumentos a serem mobilizados para compreensão (SOLÉ, 1998) e o emprego dos mapas conceituais como técnica de aprendizagem significativa (MOREIRA, 2006; NOVAK; CAÑAS, 2010). A análise da intervenção, pautada na interação em sala de aula e nas produções textuais dos alunos, revelou que as estratégias empregadas desenvolveram o engajamento e o repertório lexical dos estudantes.