ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FAVOR DA AMPLIAÇÃO DO LÉXICO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Natália Sathler SIGILIANO
  • Bianca de Sousa CARRARA
Palavras-chave: Ampliação lexical. Estratégias de leitura. Atividades inferenciais.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar experiências e advogar em favor da relevância da adoção de estratégias didáticas para o desenvolvimento do repertório lexical de alunos. Ao diagnosticar a dificuldade em lidar com novos vocábulos no texto, por parte de alunos de uma turma do sétimo ano, foi desenvolvida intervenção pedagógica, por meio da metodologia da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1985). Para intervir nesse contexto, partiu-se da hipótese de que construir estratégias que auxiliem o aluno no levantamento de prognósticos sobre o sentido de novas palavras pode colaborar no desenvolvimento de suas habilidades de leitura, facultando-lhe, de modo produtivo, a ampliação do repertório vocabular. Para a proposição dessas estratégias, assume-se a perspectiva da análise linguística (GERALDI, 1997; MENDONÇA, 2006), pautando-se em estudos do léxico no âmbito escolar (BIDERMAN, 1996; ANTUNES, 2017), reconhecendo as estratégias de leitura como instrumentos a serem mobilizados para compreensão (SOLÉ, 1998) e o emprego dos mapas conceituais como técnica de aprendizagem significativa (MOREIRA, 2006; NOVAK; CAÑAS, 2010). A análise da intervenção, pautada na interação em sala de aula e nas produções textuais dos alunos, revelou que as estratégias empregadas desenvolveram o engajamento e o repertório lexical dos estudantes.

Biografia do Autor

Natália Sathler SIGILIANO

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Endereço eletrônico: <natalia.sigiliano@ufjf.edu.br>.

Bianca de Sousa CARRARA

Mestra em Letras no Programa de Mestrado Profissional em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Endereço eletrônico: <bianca.carrara@educacao.mg.gov.br>.

Publicado
2021-06-02