PRODUÇÃO DE TEXTOS POÉTICOS

AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO LITERÁRIO ATRAVÉS DE ALDRAVIPEIAS

  • Patrícia Pedrosa BOTELHO Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais
  • Joseani Adalemar NETTO Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Aldravias. Aldravipeias. Letramento. Ampliação de repertório literário. Escrita poética.

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II, 7º ano, da Escola Municipal Anita Soares Dulci, por meio do gênero literário aldravia, poema de seis versos univocabulares e da aldravipeia, conjunto de vinte aldravias cuja palavra-chave norteia toda a sua produção, como um caminho para o letramento literário dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa. A partir da leitura do conto investigativo A aventura do pudim de Natal, de Agatha Christie, os discentes tiveram como tarefa a criação de aldravias e aldravipeias, tendo para sua reflexão lexical e semântica, a aldravipeia de Angela Cristina Fonseca, Olhares e, como exercício de escrita, a modelagem através de aldravipeias de vários autores aldravianistas, membros da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas da cidade de Mariana, Minas Gerais. É importante dizer, ainda, que a base teórica deste artigo está ancorada na Sequência Básica e na Sequência Expandida de Rildo Cosson, Letramento Literário – Teoria e prática, de letramento literário de Teresa Colomer, de gêneros discursivos de Mikhail Bakthin, da função da literatura em Antonio Candido e na construção de uma metodologia voltada para a reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa/Literatura no que tange à ampliação do repertório linguístico e literário dos alunos através da produção de textos poéticos.

 

Biografia do Autor

Patrícia Pedrosa BOTELHO, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

Pós-Doutora em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Docente do Instituto Federal Sudeste MG, Campus Juiz de Fora, desde 2010; Docente Colaboradora do Mestrado em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, desde 2017. Endereço Eletrônico: <patricia.botelho@ifsudestemg.edu.br>.

Joseani Adalemar NETTO, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020). Docente da Rede Pública e Particular na cidade de Santos Dumont, MG desde 2000. Endereço Eletrônico: <nettojoseani@gmail.com>.

Publicado
2021-06-01