PRODUÇÃO DE TEXTOS POÉTICOS
AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO LITERÁRIO ATRAVÉS DE ALDRAVIPEIAS
Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II, 7º ano, da Escola Municipal Anita Soares Dulci, por meio do gênero literário aldravia, poema de seis versos univocabulares e da aldravipeia, conjunto de vinte aldravias cuja palavra-chave norteia toda a sua produção, como um caminho para o letramento literário dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa. A partir da leitura do conto investigativo A aventura do pudim de Natal, de Agatha Christie, os discentes tiveram como tarefa a criação de aldravias e aldravipeias, tendo para sua reflexão lexical e semântica, a aldravipeia de Angela Cristina Fonseca, Olhares e, como exercício de escrita, a modelagem através de aldravipeias de vários autores aldravianistas, membros da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas da cidade de Mariana, Minas Gerais. É importante dizer, ainda, que a base teórica deste artigo está ancorada na Sequência Básica e na Sequência Expandida de Rildo Cosson, Letramento Literário – Teoria e prática, de letramento literário de Teresa Colomer, de gêneros discursivos de Mikhail Bakthin, da função da literatura em Antonio Candido e na construção de uma metodologia voltada para a reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa/Literatura no que tange à ampliação do repertório linguístico e literário dos alunos através da produção de textos poéticos.