LETRAMENTO LITERÁRIO E AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA AMBIGUIDADE NA CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS MACHADIANAS EM TEXTOS ORIGINAIS E ADAPTAÇÕES
Resumo
O presente trabalho trata de uma intervenção pedagógica que foi aplicada em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II na escola Estadual Doutor Norberto Custódio Ferreira em Cataguases, Minas Gerais, e que está ancorada no macroprojeto “Intervenções pedagógicas no ensino de literatura: inter-relações entre adaptações literárias”, desenvolvido pelo professor Dr. Marco Aurélio de Sousa Mendes na Universidade Federal de Juiz de Fora. Este projeto buscou promover o letramento literário e a ampliação de repertório dos discentes por meio da identificação do processo ambíguo de construção das personagens machadianas em obras originais e adaptadas. Dessa forma, fundamentou-se o estudo, entre outros pesquisadores e teóricos, em Thiollent (1985) e em Engel (2000); em Cosson (2016); em Candido (1995); em Soares (2001); em Colomer (2007); em Hutcheon (2013); em Solé (1998) e em Dell'Isola (2001; e, por fim, em Cordeiro (2004).