LETRAMENTO LITERÁRIO E AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO

UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA AMBIGUIDADE NA CONSTRUÇÃO DAS PERSONAGENS MACHADIANAS EM TEXTOS ORIGINAIS E ADAPTAÇÕES

  • Mariele Furtado de Barros GOMES Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marco Aurélio de Sousa MENDES Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Letramento literário. Ampliação de repertório. Personagens machadianas. Ambiguidade. Adaptação.

Resumo

O presente trabalho trata de uma intervenção pedagógica que foi aplicada em uma turma do 7º ano do ensino fundamental II na escola Estadual Doutor Norberto Custódio Ferreira em Cataguases, Minas Gerais, e que está ancorada no macroprojeto “Intervenções pedagógicas no ensino de literatura: inter-relações entre adaptações literárias”, desenvolvido pelo professor Dr. Marco Aurélio de Sousa Mendes na Universidade Federal de Juiz de Fora. Este projeto buscou promover o letramento literário e a ampliação de repertório dos discentes por meio da identificação do processo ambíguo de construção das personagens machadianas em obras originais e adaptadas. Dessa forma, fundamentou-se o estudo, entre outros pesquisadores e teóricos, em Thiollent (1985) e em Engel (2000); em Cosson (2016); em Candido (1995); em Soares (2001); em Colomer (2007); em Hutcheon (2013); em Solé (1998) e em Dell'Isola (2001; e, por fim, em Cordeiro (2004).

Biografia do Autor

Mariele Furtado de Barros GOMES, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Letras – Programa de Mestrado Profissional – pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente da Escola Estadual Doutor Norberto Custódio Ferreira. Endereço eletrônico: <furtadovarros@gmail.com>.

Marco Aurélio de Sousa MENDES, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Letras – Programa de Letras Clássicas – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora. Endereço eletrônico: <profletrasmendes@gmail.com>.

Publicado
2021-06-01