A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO ESTÉTICO E DO ÉTICO

RUPI KAUR NO CRONOTOPO DA SALA DE AULA

  • José Edinaldo MONTEIRO Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria da Penha Casado ALVES Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Sala de aula. Língua Portuguesa. Poema. Abordagem dialógica. Rupi Kaur.

Resumo

Este trabalho tem como foco discutir, na perspectiva discursiva do Círculo de Bakhtin, como o estético e o ético, a partir da leitura literária, podem contribuir para ampliar a percepção estética do gênero poema, no cronotopo da sala de aula de uma turma de Ensino Médio. Assim, sob a luz do referencial teórico de Bakhtin, concebemos a sala de aula como um cronotopo, considerando-se de que modo a leitura literária pode colaborar para uma outra percepção desse espaço, partimos de uma problematização em torno do entendimento de como tem sido a abordagem para o estético e o ético na sala de aula.

Biografia do Autor

José Edinaldo MONTEIRO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre pelo Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Educação Básica em Fortaleza/CE.

Maria da Penha Casado ALVES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC, São Paulo; mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua no campo da Linguística Aplicada, com ênfase nos estudos dos gêneros do discurso e o ensino de língua portuguesa.

Publicado
2021-06-01
Seção
Artigo ou Ensaio Convidado