A INTER-TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA

  • Regiani Aparecida Santos ZACARIAS UNESP FC Bauru
  • Jean Carlos da Silva ROVERI IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: Teoria do Pensamento Complexo. Inter-transdisciplinaridade. Ensino e Aprendizagem. Língua Espanhola. Ensino Médio Integrado.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um breve estudo relacional entre a Teoria do Pensamento Complexo (MORIN, 2000, 2002, 2005) e os pressupostos da inter-transdisciplinaridade (NICOLESCU, 1994; MORIN, 2002) para o ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), com vistas a um processo dialógico, recursivo organizacional e hologramático. Junto a isso, defendemos que o ensino e aprendizagem de língua espanhola, no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI), deve seguir princípios norteadores da inter-transdisciplinaridade, principalmente, por seu viés holístico e a proposta de se criar uma nova forma de ensino, integrando base comum e ensino técnico-profissionalizante. Defendemos que o ensino de ELE é fundamental neste espaço e, se bem estruturado, permitirá uma aprendizagem efetiva, contribuindo para a formação integral do aluno.

Biografia do Autor

Regiani Aparecida Santos ZACARIAS, UNESP FC Bauru

Pós-doutorado em Estudos Linguísticos, UNESP/Araraquara. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente, é docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP–Assis). Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP FCL/Araraquara e como docente do Programa de Mestrado Profissional da UNESP FC/Bauru.

Jean Carlos da Silva ROVERI, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestre em Docência para a Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Bauru (2019) e Doutorando em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Araraquara. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Avaré.

Publicado
2020-11-19