A FUNÇÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS

UMA PANDEMIA MUNDIAL E UMA REFLEXÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO ESCOLA-COMUNIDADE

  • Sidinei Cruz SOBRINHO IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Passo Fundo
  • Tamyris Proença BONILHA IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Palavras-chave: Educação Profissional. Pandemia. Instituto Federal. Subjetividade. Escola-Comunidade.

Resumo

O trabalho versa sobre a função pública/social da educação, agravada e evidenciada pela pandemia do Coronavírus (COVID-19, com ênfase na educação desenvolvida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Apresenta, com embasamento teórico consistente, a partir da revisão bibliográfica, uma reflexão pertinente e urgente sobre os rumos da educação no contexto de pandemia, implicações da educação remota e a importância do resgate e fortalecimento das relações entre escola e comunidade, na perspectiva da constituição das subjetividades. Estrutura-se, sobre as categorias que formam as dimensões técnicas, ético-políticas e jurídicas da educação formal, no contexto de pandemia; sobre a concepção de educação em disputa ideológica, bem como, a defesa da valorização dos profissionais da educação e da função social da educação, na perspectiva de uma formação integral no desenvolvimento das subjetividades; assim como na atuação de defesa da democracia. Conclui-se que a atitude dos IFs, frente à pandemia, deve expressar preocupação com questões afetivas que permearão a sua relação com as comunidades em seu entorno, com desdobramentos nas relações de ensino e aprendizagem, seja na forma remota ou presencial, com a adoção de medidas que, efetivamente, fomentem a equalização social e o bem-estar de todos.

Biografia do Autor

Sidinei Cruz SOBRINHO, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Passo Fundo

Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo (RS), Mestre em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Passo Fundo.

Tamyris Proença BONILHA, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutora e Mestre em Educação, pela Universidade de Campinas. Docente do Instituto Federal de São Paulo – Campus Avaré.

Publicado
2020-11-19