A FUNÇÃO PÚBLICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS
UMA PANDEMIA MUNDIAL E UMA REFLEXÃO INSTITUCIONAL NO CONTEXTO ESCOLA-COMUNIDADE
Resumo
O trabalho versa sobre a função pública/social da educação, agravada e evidenciada pela pandemia do Coronavírus (COVID-19, com ênfase na educação desenvolvida nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Apresenta, com embasamento teórico consistente, a partir da revisão bibliográfica, uma reflexão pertinente e urgente sobre os rumos da educação no contexto de pandemia, implicações da educação remota e a importância do resgate e fortalecimento das relações entre escola e comunidade, na perspectiva da constituição das subjetividades. Estrutura-se, sobre as categorias que formam as dimensões técnicas, ético-políticas e jurídicas da educação formal, no contexto de pandemia; sobre a concepção de educação em disputa ideológica, bem como, a defesa da valorização dos profissionais da educação e da função social da educação, na perspectiva de uma formação integral no desenvolvimento das subjetividades; assim como na atuação de defesa da democracia. Conclui-se que a atitude dos IFs, frente à pandemia, deve expressar preocupação com questões afetivas que permearão a sua relação com as comunidades em seu entorno, com desdobramentos nas relações de ensino e aprendizagem, seja na forma remota ou presencial, com a adoção de medidas que, efetivamente, fomentem a equalização social e o bem-estar de todos.