SILÊNCIO E POESIA NA CONFIGURAÇÃO DO RETRATO FEMININO CAMONIANO

  • Nágela Neves da COSTA Universidade Estadual de Maringá (UEM-PA)
Palavras-chave: Camões. Silêncio. Olhos. Mulher.

Resumo

Este artigo ocupa-se da leitura dos textos literários do poeta Luís Vaz de Camões, Menina dos olhos verdes e Aquela cativa, visando à identificação dos retratos femininos, a partir da combinação de palavras e silêncios. Para este estudo, considerou-se os pressupostos de Orlandi (2007), Steiner (1966), J D Nasio (2010) e Tofalini (2013) sobre o silêncio. Ao final, observa-se que o retrato feminino, construído por Camões, em seus versos, tornou-se compreensivo ao leitor pela capacidade linguística de apreender os silêncios e as palavras. Identifica-se, assim, nos textos poéticos, dois perfis femininos, que se distinguem quanto aos aspectos físico e psicológico. Em relação ao aspecto físico, tem-se a menina dos olhos verdes, cabelos loiros, pele alva e a mulher dos olhos escuros, pele negra e cabelos pretos. Quanto aos aspectos psicológicos, tem-se a configuração do retrato de uma mulher rebelde e insubmissa às vontades do homem, bem como o retrato de uma mulher dócil, obediente e submissa.

Biografia do Autor

Nágela Neves da COSTA, Universidade Estadual de Maringá (UEM-PA)

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil – PA. Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil – PA. Colaboradora da Produção Digital da UNICESUMAR, Brasil – PA. Endereço eletrônico: <nagelaneves.costa@gmail.com>.

Publicado
2022-02-24