AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA E A RELAÇÃO COM O EGO DA LINGUAGEM

  • Lidia Nayara Lopes FERNANDES UERN
  • Wanderley da SILVA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
Palavras-chave: EGO DA LINGUAGEM, SEGUNDA LÍNGUA, AQUISIÇÃO

Resumo

RESUMO: O ego da linguagem está associado a uma nova maneira de pensar desenvolvida pelo aprendiz de uma segunda língua, afetando sua forma de agir e sentir. Buscamos pesquisar como o aprendiz pode ter seu processo de aquisição influenciado pelo ego linguístico. No presente trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa descritiva no qual analisamos pesquisas realizadas na área do tema proposto. A análise respondeu nossos questionamentos a respeito da influência da cultura e do ego durante a aquisição da segunda língua. A partir dos resultados, conclui-se que aprendizes da segunda língua são influenciados por fatores externos que atuam junto a fatores internos, como a personalidade. No referencial teórico, utilizamos autores como Brown (2000), Krashen (1972), entre outros. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir para os estudos de línguas, avaliando aspectos motivacionais do processo de aquisição.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ego Da Linguagem. Segunda Língua. Aquisição.

Biografia do Autor

Lidia Nayara Lopes FERNANDES, UERN

Graduada em Letras com Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Endereço eletrônico: <lidialopes21@gmail.com>.

Wanderley da SILVA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor Doutor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Endereço eletrônico: <wanderte-acher@uol.com.br>.

Publicado
2023-12-30