ESTUDO MULTIMODAL E ECOLINGUÍSTICO DE PROPAGANDAS IMPRESSAS BRASILEIRAS

  • Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira ANDRADE Universidade de São Paulo (USP)
  • Lucimar Regina Santana RODRIGUES Universidade de São Paulo (USP)
  • Célia Regina ARAES Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Discurso. Mídia. Ecolinguística. Multimodalidade.

Resumo

O presente artigo traz duas propagandas veiculadas em revistas brasileiras na primeira década dos anos 2000, nas quais se observava o compromisso das mineradoras Samarco e Vale com a preservação da natureza e, anos mais tarde, essas foram as responsáveis por dois dos maiores acidentes1 ambientas do mundo. Objetiva-se com esse corpus, descrever as representações sociais dos discursos dessas empresas a partir do levantamento das variáveis do contexto e das redes lexicais e imagéticas em uma abordagem social do discurso. Para tanto, os referenciais teóricos estão calcados na Análise Crítica do Discurso e na Gramática do Design Visual e suas categorias da multimodalidade e espera-se, após análise, verificar se as práticas sociais condizem com os discursos divulgados na mídia.

 

1 O termo acidente será utilizado neste artigo como foi (e ainda é) utilizado nas notícias sobre as ocorrências em Mariana e Brumadinho (MG), apenas como uma retomada lexical usada como referente e não revela a real construção de sentido do que representou e representa tal evento para a população daquele local. Mesmo sabendo que a escolha lexical indica uma posição ideológica do falante/escritor, este trabalho não tem o objetivo de discutir se foi realmente um acidente ou não.

 

Biografia do Autor

Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira ANDRADE, Universidade de São Paulo (USP)

Pós-Doutora pela Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha e Doutora pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Endereço eletrônico: <maluvictorio@uol.com.br>.

Lucimar Regina Santana RODRIGUES, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora pela Universidade de São Paulo, Professora da Faculdade Flamingo, São Paulo, SP, Brasil. Endereço eletrônico: <lucimar.rodrigues@grupoflamingo.com>.

Célia Regina ARAES, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda pela Universidade de São Paulo, área de Filologia e Língua Portuguesa, São Paulo, SP, Brasil. Endereço eletrônico: <celia.araes@usp.br>.

Publicado
2022-02-24