ESTUDO MULTIMODAL E ECOLINGUÍSTICO DE PROPAGANDAS IMPRESSAS BRASILEIRAS
Resumo
O presente artigo traz duas propagandas veiculadas em revistas brasileiras na primeira década dos anos 2000, nas quais se observava o compromisso das mineradoras Samarco e Vale com a preservação da natureza e, anos mais tarde, essas foram as responsáveis por dois dos maiores acidentes1 ambientas do mundo. Objetiva-se com esse corpus, descrever as representações sociais dos discursos dessas empresas a partir do levantamento das variáveis do contexto e das redes lexicais e imagéticas em uma abordagem social do discurso. Para tanto, os referenciais teóricos estão calcados na Análise Crítica do Discurso e na Gramática do Design Visual e suas categorias da multimodalidade e espera-se, após análise, verificar se as práticas sociais condizem com os discursos divulgados na mídia.
1 O termo acidente será utilizado neste artigo como foi (e ainda é) utilizado nas notícias sobre as ocorrências em Mariana e Brumadinho (MG), apenas como uma retomada lexical usada como referente e não revela a real construção de sentido do que representou e representa tal evento para a população daquele local. Mesmo sabendo que a escolha lexical indica uma posição ideológica do falante/escritor, este trabalho não tem o objetivo de discutir se foi realmente um acidente ou não.