MULTIMODALIDADE

IDENTIDADE E RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM TEXTOS-CAPA DE REPORTAGENS DA MÍDIA IMPRESSA

  • Samantha Ellen SOUZA Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Antônio Luiz ASSUNÇÃO Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
Palavras-chave: Análise Crítica do discurso; Gramática do Design Visual; Representações Identitárias; Agentes Políticos.

Resumo

O presente trabalho, situado em um quadro interdisciplinar, teve como objetivo examinar o processo de constituição das representações identitárias e das relações interpessoais de agentes políticos em reportagens da mídia impressa, tomando como base teórica os estudos da Análise Crítica do Discurso, como proposta em Fairclough (2001; 2003), Resende (2009) e os estudos da gramática do design visual, como inicialmente definida por Kress e van Leeuwen (1996), Kress e van Leeuwen (2001). Na busca de compreensão do funcionamento dos textos multimodais na constituição das identidades sociais e das relações interpessoais nos eventos políticos pautados pela mídia impressa, atentamos para o fato de que nosso foco se volta para reportagens de cunho político acerca do momento político que o país vivenciou em 2016 e 2017. Nesse sentido, fizemos opção por abordar a constituição da textualidade de revistas semanais de distinto viés político. Tomamos como corpus para abordar nosso objeto tanto as revistas semanais de caráter mais definido por uma concepção mais conservadora, por exemplo, a revista Veja, mas também por revistas de cunho menos conservador, como, por exemplo, Carta Capital e mesmo revista que se define como de esquerda, como Caros Amigos.

Biografia do Autor

Samantha Ellen SOUZA, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Endereço eletrônico: <samantha-ellen1@hotmail.com>.

Antônio Luiz ASSUNÇÃO, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto III da Universidade Federal de São João del-Rei. Endereço eletrônico: <alassunção68@gmail.com>.

Publicado
2021-08-23