O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENEM

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO

  • André Luiz Gaspari MADUREIRA Universidade do Estado da Bahia
  • Cristina Manuela SÁ Universidade de Aveiro
Palavras-chave: ARGUMENTAÇÃO, DISCURSO, ENSINO, LÍNGUA MATERNA, LIVRO DIDÁTICO

Resumo

Este estudo propõe investigar como se dá a condução do ensino da argumentação na preparação de alunos ao Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem – no que diz respeito à produção de textos dissertativo-argumentativos. A análise se vale de pressupostos da retórica, mais especificamente dos estudos da Nova Retórica, conduzidos por Chaïm Perelman & Lucie Olbrechts-Tyteca. Desses estudos foram selecionadas algumas categorias de análise, compreendendo a tríade retórica, as finalidades da argumentação, as modalidades da língua, a estrutura do texto argumentativo e as técnicas argumentativas de ligação. Como corpus de investigação, tem-se uma unidade de um livro didático dedicada ao ensino de argumentação no Enem. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, promoveu-se a constituição de uma série de grelhas de análise preenchidas pelas respectivas categorias retóricas levadas em consideração na pesquisa. Desse modo, tornou-se possível compreender como o livro didático aborda as categorias retóricas definidas, revelando um panorama de trabalho em que se materializam tanto aspectos potencializadores para a compreensão do aluno acerca de uma série de proficientes práticas discursivo-argumentativas, quanto certas insuficiências que devem ser levadas em consideração no trabalho com o texto dissertativo-argumentativo, destinado ao exame em questão.

Biografia do Autor

André Luiz Gaspari MADUREIRA, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Docente Titular da Universidade do Estado da Bahia. Endereço eletrônico: <amadureira@uneb.br>.

Cristina Manuela SÁ, Universidade de Aveiro

Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro. Professora Auxiliar da Universidade de Aveiro. Endereço eletrônico: <cristina@ua.pt>.

Publicado
2021-11-01
Seção
Artigo ou Ensaio Convidado