O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENEM
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Resumo
Este estudo propõe investigar como se dá a condução do ensino da argumentação na preparação de alunos ao Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem – no que diz respeito à produção de textos dissertativo-argumentativos. A análise se vale de pressupostos da retórica, mais especificamente dos estudos da Nova Retórica, conduzidos por Chaïm Perelman & Lucie Olbrechts-Tyteca. Desses estudos foram selecionadas algumas categorias de análise, compreendendo a tríade retórica, as finalidades da argumentação, as modalidades da língua, a estrutura do texto argumentativo e as técnicas argumentativas de ligação. Como corpus de investigação, tem-se uma unidade de um livro didático dedicada ao ensino de argumentação no Enem. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa, promoveu-se a constituição de uma série de grelhas de análise preenchidas pelas respectivas categorias retóricas levadas em consideração na pesquisa. Desse modo, tornou-se possível compreender como o livro didático aborda as categorias retóricas definidas, revelando um panorama de trabalho em que se materializam tanto aspectos potencializadores para a compreensão do aluno acerca de uma série de proficientes práticas discursivo-argumentativas, quanto certas insuficiências que devem ser levadas em consideração no trabalho com o texto dissertativo-argumentativo, destinado ao exame em questão.