ORIENTAÇÃO MONOLÍNGUE NO BRASIL

O CASO DA SURDEZ

  • Karine Albuquerque de NEGREIROS Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Alexandro Carmona da SILVA Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Alexandra Ayach ANACHE Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Monolinguismo. Surdez. Políticas linguísticas

Resumo

A questão linguística dos surdos no Brasil tem sido marcada por disputas políticas e ideológicas. O paradoxo do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e sua não oficialização, somado a visão historicamente construída de um país monolíngue, ainda muito presente na sociedade, tem se configurado como um impeditivo para o real reconhecimento e implementação do bilinguismo para as pessoas com surdez. Portanto, temos por objetivo nesse trabalho entender o acesso linguístico e a inclusão dos surdos brasileiros na sociedade atual frente o reconhecimento da Libras desmistificando a condição monolíngue no nosso país. Esse artigo é um recorte de nossas pesquisas de mestrado e doutorado, em andamento. Adotamos uma metodologia de caráter qualitativa de análise documental e bibliográfica. Para tal, recorremos aos estudos feitos por Canagarajah (2013), Albres (2010, 2017 e 2020) que dialogam com a análise da Lei da Libras e do decreto 5.626/05, os quais nos conduziram a refletir que a condição da pessoa surda é um ponto relevante para contestar a visão de língua única na sociedade.

Biografia do Autor

Karine Albuquerque de NEGREIROS, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Docente de Língua Brasileira de Sinais – Libras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Endereço eletrônico: <Karinea1987@hotmail.com>.

Alexandro Carmona da SILVA, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Endereço eletrônico: <alexcarmona08@gmail.com>.

Alexandra Ayach ANACHE, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. É Docente Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação Especial. CNPQ/UFMS. Endereço eletrônico: <alexandra.anache@gmail.com>.

 

Publicado
2021-11-01