O PAPEL DO COMPONENTE LÓGICO-SEMÂNTICO NO USO DA RELAÇÃO CAUSAL EM TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS

  • Clarisse Barbosa dos SANTOS UFVJM/FIH
Palavras-chave: Tipo textual dissertativo/argumentativo. Português/Espanhol. Subtipos de causa.

Resumo

Este trabalho trata da noção de causa em textos dissertativo-argumentativos, no gênero redação para acesso ao ensino superior, em português brasileiro e espanhol. Tem como objetivos analisar as construções causais empregadas pelos estudantes secundaristas produtores de tais textos, avaliados como modelares pelos órgãos competentes e, ainda, descrever o funcionamento da relação de causalidade como um conjunto de subtipos lógico-semânticos, com valores discursivos e pragmáticos diferentes, voltados para uma maior eficácia argumentativa. O referencial partiu de autores da tradição gramatical em português Melo (1970), Cunha e Cintra (1985), Bechara (2009), Rocha Lima (2011), passando por autores da vertente funcionalista nas duas línguas e em inglês, a saber, Neves (2008),   RAE (2009-2011),  Di Tulio e Malcuori (2012) e Goldberg (1995) e ainda  por autores vinculados à lingüística do texto e do discurso Koch (2003) Charaudeau (1992) e Adam (2019).

Publicado
2020-11-19