A LEITURA NO ENSINO MÉDIO E OS MÚLTIPLOS LETRAMENTOS
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de um trabalho sobre as práticas de leitura que objetivou a reflexão a respeito da necessidade de um trabalho com a leitura no ensino médio a partir da concepção dos múltiplos letramentos. O objeto do trabalho incidiu nas práticas de leitura, comumente aplicadas no ambiente escolar tal como orienta a teoria do letramento. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as práticas de leitura no contexto do ensino médio com base nos resultados do ENEM de 2018 e SAEB de 2017, assim como o diálogo com as ideias de alguns autores, como ROJO, ANTUNES, KLEIMAN, SOUZA, BAKHTIN, dentre outros, que estudam a temática sob a perspectiva sociointeracionista da linguagem. Após as apreciações dos teóricos que tratam do tema culminou na constatação de lacunas no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, prova disso são os resultados negativos obtidos nas avaliações externas aplicadas pelo MEC. Com tal perspectiva, as atividades de leitura, sob a ótica dos multiletramentos, parecem ser uma alternativa promissora no caminho para um ensino de língua mais eficiente.