A LEITURA NO ENSINO MÉDIO E OS MÚLTIPLOS LETRAMENTOS

  • Aurilene Amaral SOUSA Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Bruna da Costa LUZ Universidade do Estado do Pará (UEPA) https://orcid.org/0000-0001-5108-8039
  • Elisa Maria Pinheiro SOUZA Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Palavras-chave: Leitura. Letramento. Multiletramento. Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de um trabalho sobre as práticas de leitura que objetivou a reflexão a respeito da necessidade de um trabalho com a leitura no ensino médio a partir da concepção dos múltiplos letramentos. O objeto do trabalho incidiu nas práticas de leitura, comumente aplicadas no ambiente escolar tal como orienta a teoria do letramento. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as práticas de leitura no contexto do ensino médio com base nos resultados do ENEM de 2018 e SAEB de 2017, assim como o diálogo com as ideias de alguns autores, como ROJO, ANTUNES, KLEIMAN, SOUZA, BAKHTIN, dentre outros, que estudam a temática sob a perspectiva sociointeracionista da linguagem. Após as apreciações dos teóricos que tratam do tema culminou na constatação de lacunas no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, prova disso são os resultados negativos obtidos nas avaliações externas aplicadas pelo MEC. Com tal perspectiva, as atividades de leitura, sob a ótica dos multiletramentos, parecem ser uma alternativa promissora no caminho para um ensino de língua mais eficiente.

Biografia do Autor

Aurilene Amaral SOUSA, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Endereço eletrônica: <prof.aurilene@gmail.com>.

Bruna da Costa LUZ, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC-PA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Formada em Licenciatura Plena em Letras, habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Elisa Maria Pinheiro SOUZA, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1977) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1987), mestrado em Ciências da Educação - Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribenho (2000) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Foi consultora da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB e na Universidade do Estado do Pará, membro do Conselho Universitário/UEPA e exerceu as funções de chefe de Departamento Acadêmico; coordenadora do Curso de Letras - Língua Portuguesa, da COAD - Coordenação de Apoio ao Desenvolvimento de Pesquisa e Extensão/CCSE, do curso de especialização em Docência Universitária e do Núcleo de Educação à Distância/CCSE. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade do Estado do Pará, líder do grupo de pesquisa Linguagens e Tecnologias, coordenador do Curso de Letras/UAB, membro do Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários/CCSE/UEPA, coordenadora do programa de Doutorado Interinstitucional - DINTER em Filologia e Língua Portuguesa, membro do Conselho Editorial da Revista Ribanceira e da Revista Asas da Palavra, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas - Mestrado Profissional, membro de comissões de avaliação de progressão horizontal e vertical. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, morfossintaxe, língua latina, diacronia da língua portuguesa, prática pedagógica, tecnologias digitais e ensino a distância.

Publicado
2021-08-23