A LITERATURA COMO PONTE QUE LEVA A CRIANÇA AO ENCONTRO COM O CONHECIMENTO

  • Maria da Conceição de Souza SANTOS Faculdade IESM
  • Ana Maria Gomes de Sousa MARTINS Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Educação Infantil. Pilares da Educação. BNCC. Artes. Literatura.

Resumo

Esta pesquisa tem por objeto de estudo a literatura como elemento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, debatido por meio de uma revisão bibliográfica que tem, como principais referências, o Relatório “Educação: Um tesouro a descobrir”, da Unesco (DELORS, 1998); e o documento da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). O objetivo geral é de analisar a literatura como elemento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Conclui que o professor da Educação Infantil pode ajudar a transformar seu pequeno aluno em um grande leitor, de modo que ele possa: construir significados a partir de sua visão de mundo, não sendo meramente um receptor de conteúdo; estimular a fantasia, a crítica e o poder de argumentação dos alunos; tornar as crianças futuros cidadãos mais sensíveis e empáticos ao mundo que os cerca.

Biografia do Autor

Maria da Conceição de Souza SANTOS, Faculdade IESM

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí; Licenciada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí. Docente da Área de Letras Português e de Disciplinas Pedagógicas; Jornalista; Revisora Textual. Endereço eletrônico: <ceicinhasouza@hotmail.com >.

Ana Maria Gomes de Sousa MARTINS, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí; Especialista em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Graduada e Licenciada em Pedagogia/Magistério pela Universidade Federal do Piauí. Docente e Gestora na Educação Básica e Docente no Ensino Superior. Endereço eletrônico: <agomesmartins@hotmail.com>.

Publicado
2021-06-02