SE NÃO É CRÍTICA, NÃO É AULA

O ENSINO INDISCIPLINAR DE LÍNGUA PORTUGUESA E A VERDADEIRA ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Eduardo HENRIQUES UFPE
Palavras-chave: Linguística Aplicada Crítica, Linguística Aplicada Indisciplinar, Ensino de Língua Portuguesa, Educação Cidadã, Ensino Crítico

Resumo

O presente documento explicita um trabalho documental bibliográfico concernente às classes de Língua Portuguesa como espaços de formação do sujeito na língua e através dela para o mundo social, as quais reclamam a lúcida averbação das realidades e dos problemas da sociedade em que vivemos às experiências pedagógicas, como efetivação da formação para o exercício autônomo, reflexivo, crítico, responsável e responsivo da cidadania. Logo, consoante estudos de Moita Lopes (2010) e Pennycook (2006), aclarar-se-á como a aula de Língua Portuguesa é, por excelência e exigência de sua vocação cidadã, um espaço crítico de acontecimento dos sujeitos-educandos, à luz de uma escola e de uma docência insubordinadas às agendas políticas, mas advogadas do verdadeiro ofício da Educação, qual postulam Saviani (2018), Paro (2014; 2001) e Santomé (2004), assumindo que letrar não é dar a saber apenas do linguístico, mas das estruturas de poder que, linguisticamente, abrem asas ou acorrentam o humano a partir das carteiras escolares.

Biografia do Autor

Eduardo HENRIQUES, UFPE

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco - DL/UFPE, atuando na graduação do curso de Licenciatura em Letras no tronco de Língua Portuguesa, bem como atendendo a outros cursos da UFPE, através de disciplinas instrumentais. Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL-UFPE), Mestre (2016) em Linguística (Bolsista CAPES) pelo mesmo programa (CAPES 5). Graduado (2014) em Licenciatura em Letras/Português também pela Universidade Federal de Pernambuco (MEC 5), havendo recebido a Láurea Acadêmica pelo Curso de Letras e pelo Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Exerceu de março de 2016 a janeiro de 2018 o cargo de Professor Assistente Substituto no Departamento de Letras da UFPE, na área de Língua Portuguesa (DL - UFPE). Atuou entre 2015 e 2016 como Professor Tutor a Distância no Departamento de Letras da UFPE para o curso de Graduação em Letras/Licenciatura EaD (UAB/CEAD/UFPE - Bolsista CAPES). Atualmente, realiza pesquisas interdisciplinares acerca da relação entre a Linguagem, as Identidades, os Contextos de Poder e a Educação, aliando a perspectiva discursiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) aos estudos da Linguística Aplicada (LA). No mesmo sentido, dedica-se também a estudos sobre Questões de Gênero e Linguagem; Identidade, Sexualidade e Educação; Formação Transdisciplinar de Professores; e Culturas Hegemônicas & Culturas de Minorias, todas vinculadas ao Departamento de Letras da UFPE.

Publicado
2021-06-02