O MITO E O MITO DA DOUTRINAÇÃO DE GÊNERO NAS ESCOLAS SOB O OLHAR DA ENUNCIAÇÃO

Palavras-chave: Enunciação. Testemunha. Cultura. Sociedade. Educação.

Resumo

RESUMO: Este estudo objetiva aproximar a teoria da enunciação, de Émile Benveniste, principalmente os conceitos de língua, homem, sociedade, cultura e sujeito da enunciação, encontrados em seus Problemas de Linguística Geral I e II, do conceito de testemunho desenvolvido por Giorgio Agamben no livro O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha, com intuito de analisar o discurso de Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral de 2018, acerca de uma suposta doutrinação de gênero que, segundo ele, está acontecendo nas escolas brasileiras. Para isso, exploraremos a relação língua/linguagem, evidenciando a potência interpretante da língua sobre a linguagem, esta definida como expressão do pensamento humano, o qual, quando enunciado, possibilita ao homem existir na e pela língua. Além disso, o testemunho de Bolsonaro é nossa materialidade para entendermos a relação linguagem/sociedade e a relação linguagem/cultura, isso porque, segundo a teoria Benvenistiana, a língua contém a sociedade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Enunciação. Testemunha. Cultura. Sociedade. Educação.

 

Biografia do Autor

MÁRCIO BATTISTI, Universidade de Passo Fundo UPF

Doutor em Letras pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2014). Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e respectivas literaturas pela Universidade de Passo Fundo (2011). Professor de Língua Portuguesa e Redação no Medischool, em Passo Fundo/RS. Professor de Língua Portuguesa e Redação na Escola Redentorista Instituto Menino Deus, em Passo Fundo/RS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Claudia TOLDO, Universidade de Passo Fundo UPF

Professora tempo integral de Língua Portuguesa e Linguística no Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS). Possui Graduação em Letras pela UPF/RS (1990), Especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela PUC/MG (1992), Mestrado em Letras (Área de concentração: Teorias do texto e do Discurso) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e Pós-doutorado em Linguística, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), com bolsa CAPES. Atualmente é supervisora de ensino da Rede de Educação Notre Dame. Na UPF, atua como professora de Língua Portuguesa e Linguística do Curso de Graduação em Letras e professora/orientadora do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Letras, da mesma Universidade. Realiza estudos na área da Linguística, com ênfase na Linguística da Enunciação, e Linguística do Texto, dedicando-se - principalmente ? ao estudo dos seguintes temas: enunciação (teorias de Émile Benveniste), ensino de língua materna, abordando questões referentes ao ensino da leitura, da produção textual e da sintaxe. Foi Coordenadora Institucional do Pibid/UPF - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras/PPGL. É pesquisadora e bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ/CNPQ.

Publicado
2023-12-30