A TEORIA DA POLIDEZ E O QUADRO ENTREVISTA COM O ESPECIALISTA

  • Sandi Patricia POSSEBAM Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Maria Chiara LEGROSKI Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Palavras-chave: Pragmática. Análise da conversação. Teoria da Polidez.

Resumo

Esta pesquisa analisa a produção de enunciados com a temática humorística no quadro “Entrevista com o especialista”, na perspectiva da Teoria da Polidez. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, que utilizou como procedimentos metodológicos a transcrição e organização dos enunciados pertinentes das entrevistas de um padeiro e um filósofo com a apresentadora do programa Lady Night. Para a análise das informações, utiliza-se a Teoria da Polidez (BROWN; LEVINSON, 1987), como suporte para compreender o processo de argumentação e de preservação da face na interação da apresentadora, do entrevistado e da plateia e os processos demandados pelo sistema inferencial. Esta pesquisa demonstra que a interação da apresentadora está interligada à face positiva do público, atacando a face negativa dos entrevistados em função de provocar o riso na plateia, porém estes ataques não correspondem a tentativas de ofensa, mas a uma estratégia usada para alcançar o efeito humorístico.

Biografia do Autor

Sandi Patricia POSSEBAM, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduanda do Curso de Letras Português / Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Endereço eletrônico: <sandipossebam@gmail.com>.

Maria Chiara LEGROSKI, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná. Docente Adjunta do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Endereço eletrônico: <marinalegroski@gmail.com>.

Publicado
2021-08-23