UMA ANÁLISE DAS MEMÓRIAS DE ANNE FRANK NA NOVELA GRÁFICA O DIÁRIO DE ANNE FRANK EM QUADRINHOS

  • Maria Isabel BORGES Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Nat´ália Marques DE JESUS Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: O diário de Anne Frank em quadrinhos, Linguagem dos quadrinhos, Memórias

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, caracterizar a linguagem dos quadrinhos na obra O diário de Anne Frank em quadrinhos, de modo a possibilitar a construção dos sentidos nela presentes. Metodologicamente, foram feitos: um levantamento dos principais fatos ocorridos durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial; uma pesquisa bibliográfica sobre linguagem quadrinística, gêneros discursivos, diário e novela gráfica; uma interpretação por amostragem de O diário de Anne Frank em quadrinhos, de Ari Folman e David Polonsky, publicado pela Editora Record, em 2017. Observaram-se, após a análise, os seguintes aspectos: a) uso de legendas para expor a voz narrativa de Anne e balões-fala para retratar as interações verbais; b) presença de personagens fixas, apresentadas ao leitor antes da trama, cujas características foram ampliadas no desenrolar do enredo; c) multiplicidade de tempos e espaços (físicos e simbólicos); d) personificação do diário como figura feminina, a Kitty. Trata-se de uma HQ biográfica no formato de novela gráfica, pois apresenta a linguagem dos quadrinhos em sua composição, configurando uma sequência narrativa híbrida (imagem e palavra), que reconta a autobiografia em prosa de Anne, publicada em 1947, sob o olhar de novos autores. Portanto, o formato de novela gráfica constitui o suporte pelo qual a HQ biográfica foi publicada.

Biografia do Autor

Maria Isabel BORGES, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina. Atua como docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Coordenadora dos projetos de pesquisa "Quadrinhos e Análise Linguística" (2017-2021) e "Quadrinhos e Análise Linguística: as personagens em atuação nas novelas gráficas" (2021-2024). Endereço eletrônico: <belborges1@hotmail.com>.

Nat´ália Marques DE JESUS, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Estudos de Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Colaboradora dos Projetos de Pesquisa Citados no Trabalho. Endereço eletrônico: <natalia.mdejesus@gmail.com>.

Publicado
2021-08-23