A VIVÊNCIA DOCENTE DE UM SURDO IMPLANTADO:

LIBRAS E O ENSINO DE PORTUGUÊS L2 PARA SURDOS NO CAS-PA

  • Márcia Monteiro CARVALHO Universidade Federal do Pará
  • Jherikson Diniz de ANDRADE SEDUC / CAS e SEMED / Secretaria de Educação de Ananindeua-Pa
Palavras-chave: Surdez. Libras. Português/L2.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir da prática metodológica do professor surdo oralizado
para ensinar português escrito (L2) para surdos multiculturais no centro especializado em surdez (CASPa). O estudo está localizado no campo Socioantropológico. Como aporte teórico, utilizou-se Quadros
(2006), Salles (2004), Brito (1995), Quadros e Karnopp (2004), Skliar (2013) e Strobel (2009), que fazem
discussões sobre surdez, e Lacerda (2010), que aborda o ensino bilíngue nas classes regulares de ensino. Os
procedimentos metodológicos foram divididos em dois momentos: no primeiro, aula ministrada pelo
professor surdo e a seleção de materiais pedagógicos; no segundo, análise dos dados em
atividades desenvolvidas pelo professor. Com base nas atividades dos surdos, se pode apontar como o
docente trabalhou os três tempos verbais — presente, passado e futuro —, os substantivos e os adjetivos.
Levou-se em consideração o conhecimento da estrutura da Língua Portuguesa que os surdos tinham
da língua, como a oração com o verbo no infinitivo, e utilizou-se conhecimento para o discente reconhecer e fazer inferências para, posteriormente, apresentar as outras classes de palavras. A importância do trabalho
do docente surdo se justifica por estar diante de um público incomum que o identificou como
referência cultural surda por lhes ensinar através da Libras.

Biografia do Autor

Márcia Monteiro CARVALHO, Universidade Federal do Pará

Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Docência de LIBRAS. Intérprete e tradutora de LIBRAS. Docente Adjunta da Universidade Federal do Pará/Abaetetuba-Pa; Docente Permanente da Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (Pget-UFSC). Endereço eletrônico: <mmcarvalho@ufpa.br>.

Jherikson Diniz de ANDRADE, SEDUC / CAS e SEMED / Secretaria de Educação de Ananindeua-Pa

Especialista em Educação Especial com ênfase em inclusão. Graduado em Letras-Português. Docente da SEDUC / CAS e SEMED / Secretaria de Educação de Ananindeua-Pa. Endereço eletrônico: <jhe_andrade@hotmail.com>.

Publicado
2021-06-02