ELZA: INTERDISCURSIVIDADE E INTERTEXTUALIDADE NA CANÇÃO

  • Rainy Sena SANTOS IFSP
  • Mayra PINTO IFSP
Palavras-chave: Elza Soares. Canção. Intertextualidade. Interdiscursividade.

Resumo

Este artigo analisa parte da canção Elza, criada pelo grupo Rimas & Melodias em homenagem à cantora Elza Soares. O principal objetivo é observar como são constituídos alguns efeitos de sentido que sublinham valores sociais, ligados à trajetória de artistas negras oriundas de zonas periféricas de grandes cidades brasileiras. A abordagem teórica liga-se à perspectiva dialógica do discurso, para a qual os textos devem ser analisados levando-se em conta os aspectos formais e temáticos imbricados ao contexto de produção da obra. Para a análise, foram aplicados os conceitos de intertextualidade e interdiscursividade (Fiorin,2006) e suas conexões com a teoria do Círculo de Bakhtin (1988, 2013, 2016). Como estratégia metodológica, analisou-se a canção com base nos conceitos estudados. Verificou-se que a canção é constituída por valores sociais que aproximam as vivências da cantora homenageada às das artistas autoras da canção.

Publicado
2020-11-19