ENTREVISTA COM AS PROFESSORAS DOUTORAS LÊNIA MÁRCIA M. MONGELLI e YARA FRATESCHI VIEIRA

  • José Luís Salmaso Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia de São Paulo

Resumo

LÊNIA MÁRCIA M. MONGELLI

Professora titular (aposentada) de Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e crítica literária. Cursou Letras na Universidade Mackenzie (1966-1969) e Pós-Graduação na USP (ingresso em 1972). Na USP, fez carreira acadêmica como docente (de graduação e pós-graduação) e pesquisadora: Mestrado (1978, com Dissertação sobre Camilo Castelo Branco), Doutorado (1982, com Tese sobre A Demanda do Santo Graal), Livre-Docência (1988), Titularidade (1996, Aula: "O Imaginário cavalheiresco na Literatura Portuguesa"). Especializada em Literatura Portuguesa (sem descartar a Literatura Brasileira), com ênfase na área dos estudos medievais. Atualmente é professora-sênior na USP. Desenvolve pesquisas sobre lírica trovadoresca, prosa medieval e temas da Modernidade com ressonâncias do medievo.

YARA FRATESCHI VIEIRA

Professora titular (aposentada) de Literatura Portuguesa do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Doutora em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1972); dentre suas publicações encontram-se a edição do Cancioneiro d’el Rei Dom Denis e Estudos Dispersos de Henry R. Lang (com Lênia Márcia Mongelli, 2010); “Os olhos e o coração na lírica galego-portuguesa” (Aproximacións ao estudo do Vocabulario trovadoresco, 2010); “Ideias e opiniões seladas: diálogo entre Leite de Vasconcelos e Carolina Michaëlis sobre o galego-português” (com Ivo Castro, 2009); “A escrita de Rui Nunes” (Rui Nunes. Antologia Crítica e Pessoal, 2009); ou “A Paixão de Joana d’Arc, segundo Dreyer” (A Idade Média no cinema, 2009).

 

Biografia do Autor

José Luís Salmaso, Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia de São Paulo

Bacharel e Licenciado em Letras pela USP, Especialista em Língua Portuguesa pela UFRJ e Mestre em Educação pela UNICID. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia de São Paulo.

Publicado
2020-05-30
Seção
Entrevista