NO CAIS E NAS LEMBRANÇAS:

ESPAÇOS DE MEMÓRIA EM CAIS DA SAGRAÇÃO, DE JOSUÉ MONTELLO

  • Gil Derlan Silva Almeida Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Câmpus Bacabal
  • Sebastião Alves Teixeira Lopes Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumo

Este artigo objetiva discutir a apresentação dos espaços literários como gatilhos de memória no romance Cais da sagração (1980) de Josué Montello. São abordados nesse trabalho como o cais, principal espaço vivenciado pelo protagonista, funciona como evocador das lembranças e desencadeador do processo de rememoração no decorrer do romance. São utilizados como aporte teórico as discussões apresentadas por Barbiere (2009), Brandão (2013), Halbwachs (2006), Tuan (1983) e Zoran (2016). Acreditamos que da mesma maneira que o espaço literário carrega simbologia e força sobre as personagens do romance, também aciona os meandros da memória, que em vários momentos se tornam fundamentais para o desvendar da narrativa de Cais da sagração (1980).

Biografia do Autor

Gil Derlan Silva Almeida, Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Câmpus Bacabal

Mestrando em Letras/Literatura pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Língua Inglesa pela Faculdade Latino-Americana em Educação (FLATED). Graduado em Letras/Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Graduado em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor EBTT do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Bacabal.

Sebastião Alves Teixeira Lopes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Estágio de Pós-Doutorado pela Universidade de Winnipeg, Canadá (2006-2007) e Universidade de Londres/Faculdade de Estudos Orientais e Africanos (2013-2014). Doutor em Letras/Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-graduação em Letras e da Coordenação de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Publicado
2020-05-30