O USO DO OPERADOR "MAS" COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA EM ENTREVISTAS DE SELEÇÃO
Resumo
Neste artigo pretende-se analisar os efeitos de sentido do operador argumentativo mas em entrevistas de seleção. Parte do corpus bem como o recorte da análise fazem parte da dissertação de mestrado da autora intitulado O uso de estratégias argumentativas em entrevistas de seleção. Sua coleta foi feita in loco e o método de transcrição seguiu as normas do Projeto de Pesquisa do NURC. Verificamos de que maneira os candidatos não apenas prestaram informações requisitadas, mas utilizaram estratégias argumentativas primordiais nesse processo que corroboram com a decisão de sua contratação ou não na empresa. A escolha analítica pelo mas se justifica pelo fato de ele estar, na maioria das vezes, relacionado ao implícito, fazendo com que outros sentidos ficassem subentendidos nos enunciados. Ademais, a construção da imagem que o candidato faz de si mesmo pelo e no discurso, ethos, ocorreu também mediante esses outros sentidos preestabelecidos no jogo argumentativo. Para esta análise, utilizaremos o arcabouço teórico da Semântica Argumentativa de Ducrot (1977, 1980, 1981, 1987), Vogt (1977, 1980), Guimarães (2001), Koch (2002, 2004), da gramática funcionalista de Neves (2000), entre outros autores que entendem os conectivos para além de seu uso normativo.