EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA ÁREA DE LINGUAGENS:

DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Uirá de Siqueira Farias Rede Municipal de Ensino de Santo André
  • Pedro Bonetto Rede municipal de Educação de São Paulo
  • Valdilene Aline Nogueira Rede municipal de Educação de São Paulo
  • Daniel Teixeira Maldonado IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Resumo

Desde o final da década de 1990, a Educação Física Escolar passou a ser considerada um componente curricular da área de Linguagens. Após duas décadas dessa mudança, muitos professores e muitas professoras ainda possuem dificuldade de compreender como organizar a sua prática político-pedagógica considerando os gestos das práticas corporais enquanto linguagem. Nesse contexto, esse estudo traz reflexões, análises e experiências educativas realizadas em aulas de Educação Física para Educação Infantil a partir desta perspectiva, possibilitando a interpretação, a análise, a desconstrução e a construção dos gestos que compõem as práticas corporais como Linguagem.

Biografia do Autor

Uirá de Siqueira Farias, Rede Municipal de Ensino de Santo André

Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente da rede municipal de Santo André

Pedro Bonetto, Rede municipal de Educação de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da rede municipal de São Paulo.

Valdilene Aline Nogueira, Rede municipal de Educação de São Paulo

Mestra em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente da rede municipal de São Paulo.

Daniel Teixeira Maldonado, IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Publicado
2020-05-30