LETRAMENTO DIGITAL:

DESAFIOS NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD

  • Antonio Luiz Gubert IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Mueller IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Resumo

Este estudo evidencia a evolução da educação a distância com a participação das novas tecnologias, assim como é uma amostra do déficit do letramento digital, caracterizado pela falta e/ou escassez de ensino das tecnologias da informação e comunicação – TICs na educação básica. A principal consequência disso são as dificuldades no uso das tecnologias para acadêmicos optantes do ensino na modalidade de educação a distância. O objetivo é compreender e analisar as dificuldades encontradas pelos ingressantes em curso de educação a distância perante o letramento digital, visando buscar alternativas para inclusão digital daqueles que, por sua vez, já foram suprimidos e alienados da evolução que vem sendo feita na educação através das tecnologias. Ressalta-se também que a responsabilidade do letramento digital é de todos os envolvidos; dessa forma, todos devem buscar alternativas para suprir as deficiências encontradas ao longo do processo educacional, criando novas possibilidades de ensino de tecnologias na educação. Conclui-se que existem acadêmicos que, ao se deparar com o processo de aprendizagem na metodologia de educação a distância, são prejudicados pela falta da alfabetização digital, sendo necessário ações efetivas das universidades para suprir a falta de letramento digital ocorrida no ensino básico.

Biografia do Autor

Antonio Luiz Gubert, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Doutor em Letras, Programa de Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Paraná; Docente do Instituto Federal de Santa Catarina.

Fernanda Mueller, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Estudante do curso de Especialização em Tecnologias para Educação Profissional do Instituto Federal de Santa Catarina.

Publicado
2020-05-30