CONTOS DE GUIMARÃES ROSA E EDGAR ALLAN POE NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de curso virtual para formação continuada a professores de literatura e alunos de graduação em letras, a fim de ampliar o repertório didático e pedagógico deles. O tema do trabalho diz respeito à leitura de contos no ensino médio. Foram escolhidos dois cânones para o desenvolvimento do curso: Guimarães Rosa e Edgar Allan Poe. Cada um deles terá dois contos contemplados. Há raros cursos e estudos sobre a prática de ensino de literatura em escolas regulares. Devido também a isso, há muitas questões sobre ensino e aprendizagem de literatura na educação básica. O presente curso tem como principal objetivo o desenvolvimento de unidades didáticas por parte dos cursistas, respeitando as especificidades de seus locais de trabalho. Para tanto, além do embasamento teórico oferecido, há uma parte para o estudo sobre como eles já abordam ou pensam em abordar contos no ensino médio. A partir daí, é possível escrever as unidades. Espera-se que, ao fim, sejam elaborados materiais didáticos aplicáveis e eficientes nas escolas. Sendo online, foi utilizada a plataforma moodle para o desenvolvimento do curso. São apresentados recursos do designer instrucional, diferenciais e riscos do projeto, bem como possibilidades para sua adaptação em diversos contextos educacionais do Brasil, pois é um curso de baixo custo e estrutura que permite o trabalho com outros autores, conforme as especificidades de determinado local.