A GESTÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR

  • Márcia Maria Rodrigues Uchôa

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um estudo acerca da origem da violência e como a escola, enquanto instituição social, deve trabalhá-la. Partimos da hipótese de que o currículo pode contribuir para a gestão dos conflitos no contexto escolar, já que a eliminação total é impossível, dados os aspectos constitutivos da própria humanidade e os processos externos que reverberam a violência. As teorias que subsidiam este estudo consideram a violência como um dado intrínseco ao ser humano, presente desde a sua constituição e registrada no cérebro reptiliano, ao tempo em que também é impulsionada pelo processo capitalista, especificamente pela globalização hegemônica, que impulsiona o consumo e gera desigualdades sociais e econômicas. Como metodologia, utilizou-se o método qualitativo através do procedimento de revisão bibliográfica. A violência escolar, aquela que se manifesta no ambiente educacional, seja física ou simbólica, não pode ser negada, invisibilizada ou naturalizada, uma vez que desencadeia danos destrutivos para a vida das vítimas e, nesse sentido, precisa ser desvelada e questionada.

Publicado
2019-12-19