FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NOVAS TECNOLOGIAS: HISTÓRIAS, POLÍTICAS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

  • Ricardo Santos David FCU - Florida Christian University / EUA.
Palavras-chave: Formação de Professores, História e políticas de formação, Perspectivas da formação docente.

Resumo

RESUMO:

 

Propôs-se, neste texto, discutir o tema da formação docente contemplando aspectos históricos, políticos e teóricos. Na primeira parte introduz-se o enfoque histórico, examinando a trajetória da formação de professores no Brasil, desdobrando-se em seis períodos que se iniciam com a aprovação da Lei das Escolas de Primeiras Letras, em 1827. Nota-se que a formação de professores em cursos específicos foi inaugurada no Brasil no final do século XIX com Escolas Normais destinadas à formação de docentes para as “primeiras letras”. A discussão segue e culmina com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996; em seguida, discute-se sobre as políticas educacionais expressas na legislação, antes e após a LDB 9.394/1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais (2002) e a Política Nacional de Formação de Professores, editada por meio do Decreto Presidencial n.º 6.755/2009. Verificasse que as políticas e a práticas do sistema educacional brasileiro encontram-se orientadas pelos valores do neoliberalismo e, por isso, apresentam contradições. Por fim, na história brasileira, as políticas sobre formação de professores evidenciam sucessivas mudanças e reformas, contudo ainda não estabeleceram um padrão consistente de preparação docente para resolver os problemas enfrentados pela educação escolar.

 

Palavras-chave: Formação de Professores; História e políticas de formação; Perspectivas da formação docente.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, FCU - Florida Christian University / EUA.

Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores: FCU - Florida Christian University / EUA. Doutorado e Mestrado em Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias; pela Uniatlantico - Especialista em linguística aplicada. Professor, pesquisador e revisor de textos na Uniatlantico - Europa.

Publicado
2018-05-31