LETRAMENTO DIGITAL E A PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE CURSO MULTIMEIOS DIDÁTICOS: PROBLEMATIZAÇÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

  • Mariana Fernandes dos Santos Docente IFBA/Câmpus Eunápolis Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências /UFBA
  • Flavio Biasutti Valadares IFSP
  • Cleber Jorge Lira de Santana Docente IFBA/Câmpus Eunápolis Doutorando em Ciência da Computação/UFBA
Palavras-chave: Letramento digital. Profuncionário. Políticas Públicas.

Resumo

O artigo analisa o letramento digital na formação de profissionais da educação, no curso Técnico Subsequente em Multimeios Didáticos (MD) do Pronfuncionário-IFBA. Tem como objetivo constatar se o ementário favorece/efetiva os processos de letramento digital dos estudantes em formação. A pesquisa é de cunho qualitativo, com técnica documental de coleta, e baseia-se em teóricos como Araújo (2007), Coscarelli e Ribeiro (2007) e Lévy (1998), além de documentos institucionais. Os resultados apontam que o curso de MD não contempla práticas educacionais que preconizem efetivamente o desenvolvimento do letramento digital. Concluímos que o processo de planejamento precisa ser reelaborado, com vistas a adequar a formação desses profissionais no âmbito do letramento digital.

Biografia do Autor

Mariana Fernandes dos Santos, Docente IFBA/Câmpus Eunápolis Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências /UFBA

Docente IFBA/Câmpus Eunápolis

Mestre em Estudo de Linguagens/UNEB

Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências /UFBA
Flavio Biasutti Valadares, IFSP

2018:

Informações acadêmicas: Pós-Doutorado em Letras (Estudos Lusófonos)/Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Doutorado em Língua Portuguesa/PUC-SP. Mestrado em Letras (Estudos da Linguagem)/PUC-Rio. Especialização em Estudos da Linguagem e Graduação em Letras-Português/UFES. Atualmente, é docente no IFSP/Câmpus São Paulo. Informações profissionais: experiência em ensino nas áreas de Linguística, de Língua Portuguesa e de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico; em elaboração de itens para provas; em correção de provas; em revisão de texto e de ABNT; em gerenciamento de periódico; em ensino de Português do Brasil como segunda língua; em cursos de atualização e de extensão na área de linguagem e de metodologia científica. Grupo de pesquisa: Descrição do Português do Brasil [líder] (certificado CNPq) - IFSP-PRP-DHU-SCL. E-mail para contato: flaviusvaladares@ifsp.edu.br

Cleber Jorge Lira de Santana, Docente IFBA/Câmpus Eunápolis Doutorando em Ciência da Computação/UFBA

Docente IFBA/Câmpus Eunápolis

Mestre em Sistemas e Computação /UNIFACS

Doutorando em Ciência da Computação/UFBA

Publicado
2018-05-31