VIVÊNCIAS NO EXTERIOR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

  • Marcelo Cizaurre Guirau Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira IFSP- Cubatão
Palavras-chave: Abordagens em Ensino de Línguas, Ensino de Língua Inglesa, Língua e Cultura, ESP.

Resumo

RESUMO: O Ensino de uma língua estrangeira extrapola limites linguísticos e carrega consigo questões profundas sobre a cultura e a identidade de um povo. A possibilidade de vivenciar essa cultura imerso no cotidiano no qual ela se atualiza e de participar de discussões sobre aquisição de uma segunda língua abrem caminhos para que o professor possa refletir sobre essas relações e trazer para sua sala de aula discussões que não fiquem limitadas à estrutura da língua. O Programa SETEC – CAPES/NOVA ofereceu essa oportunidade a 152 professores em exercício em instituições federais de ensino. Neste relato de experiência, apontaremos algumas reflexões sobre docência e ensino de línguas com base na vivência que tivemos em 2016 na City College of San Francisco. Relacionaremos tais apontamentos às ideias de LEFFA (2012), RAMOS (2008), SALLES (2008) e SPINASSÉ (2006). 

Biografia do Autor

Marcelo Cizaurre Guirau, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Letras (Português / Inglês) pela Universidade de São Paulo. (2004); especialização em Estudos de museus de arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo -MAC-USP (2006); mestrado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo (2007); especialização em Linguagens da arte pelo Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo (2008); doutorado em Letras (Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) pela Universidade de São Paulo. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) campus São Roque . E-mail: cizaurre@ifsp.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0605124404382681

Publicado
2018-05-31